Notícias

27/05/2019 08:24


São Borja se destaca na campanha de vacinação contra Gripe H1N1

Foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde os índices de vacinação contra Gripe H1N1 no estado do Rio Grande do Sul, em específico no grupo de riscos, Crianças de seis meses a cinco anos. Conforme os índices da Secretária de Estadual de Saúde, São Borja está em 2° lugar atingindo 80,7% neste grupo de risco.

O município está atrás somente de Parobé. Para o secretário de Saúde, José Luiz Rodrigues Machado, este destaque de São Borja se deve ao trabalho em rede das unidades de saúde, em que todos os profissionais estão engajados em conscientizar os pais e responsáveis a levar seus filhos.

O prefeito, Eduardo Bonotto, parabenizou as equipes de trabalho agentes de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos pelo resultado e pediu à população que ainda não se vacinou que procure a Central de Vacinas.

Colaborando com o pensamento do secretário e do prefeito, a coordenadora da Central de Vacinas, Caren Vidal, lembra que o trabalho começa com os agentes de saúde que orientam a população a procurar a ESF e também mostram as casas que têm pacientes que pertencem a população de risco.

O Secretário de saúde lembra que outra medida que tem resultado em ganhos é o trabalho da Secretaria da Saúde diretamente nas escolas, em que se monitora as carteiras vacinais das crianças e solicita-se a vacinação.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% dos grupos de risco. São Borja já atingiu as metas nos grupos de risco em relação às puérperas, idosos, professores, Trabalhadores da Saúde. Além das crianças, falta atingir a meta nos grupos de Gestantes e Doentes Crônicos.

Em relação às crianças, a meta é vacinar 4239, sendo imunizadas até o momento 3419, o que representa 80,66%. O Ministério da Saúde estipulou para cidade 605 gestantes, até o momento foram vacinadas 445, o equivalente a 73,55% da meta. Já os Doentes crônicos a meta é vacinar 8856, sendo vacinados 5506, o que representa 62,17%.

A Campanha de vacinação encerra na próxima semana (31/05). São Borja já contabilizou 22.421 pessoas vacinadas. Para aplicação de dose preventiva contra a gripe, devem ser procuradas a Central de Vacinas (no antigo hospital São Francisco) e as ESFs (Estratégias de Saúde da Família), nos respectivos horários de funcionamento ao longo do dia. Às comunidades do interior do município a vacina está sendo levada pelas unidades móveis da Secretaria de Saúde.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...