Notícias

17/05/2019 18:52


Otávio Reichert - INTEGRANDO 1/06/2019

Os 30 povos das Missões: Santo Ângelo, a capital dos Sete Povos das Missões,será o início ou o final da rota turística aos 30 Povos? Tanto faz!
Reconstruída aos moldes jesuíticos,aCatedral missioneira guarda registros históricos importantíssimos, mostrando a grandiosidade vivida durante seu apogeu.Para que o turismo se concretize com sucesso, carece que a comunidade se apodere desse conhecimento cultural, e uma das formas já teve início, incluindo a história missioneira nos livros e currículos escolares. De outra parte, é importante a implantaçãodo projetoaeroportuário, viabilizando novo pátio de estacionamento de aeronaves, além de pouso e decolagem de aviões de maior porte.
Concomitante ao citado, a terra dos Sete Povos precisa se reconectar aos Trinta Povos.A última reunião com este objetivo aconteceu no Paraguai, nos dias 17 e 18 de maio de 2019. A comitiva brasileira foi liderada pelo Prefeito de Entre-Ijuís Brasil Antônio Sartori, Coordenador Político da Agência de Desenvolvimento Trinacional.San IgnácioGuazú/Misiones, local do encontro,foi a 1ª Redução Jesuítica dos 30 Povos, capital da República Guarani, sede da utopia social da integração, considerada a maior de todos os tempos em desenvolvimento social, com destaque nas áreas humana, econômica e cultural.
Retornando a nossa realidade, muito há para fazer pelo turismo. Não basta dispormos de riqueza cultural. Precisamos despertar ao mundo a erva-mate e a hospitalidade simbolizada pelo chimarrão,nossos valores e costumes, estarmos preparados para bem receber os turistas com suas diversidades linguísticas, gastronômicas.Abrir as portas aos finais de semana, com variação de cardápios, incluindo o “Costelão Campeiro” e raízes gauchescas.
Finalizo transcrevendo letra minha, musicada pelo amigo cantor Mauro Tomé, que pode ser visualizada em vídeo pelo Youtube com o título...
Catedral Missioneira

Pra quem não viu, não conhece, é linda minha catedral.
Sete santos no portal, barroco estilo interior.
E um corpo esculpido em cedro do Cristo Nosso Senhor.

Ah! Quem viu minha igreja construída em pedra grés.
Imponência e altivez, abriga alma nativa.
Em suas torres quatro sinos ressoando a história viva.

Independente do credo vem viver este episódio.
No centro a imagem do guarda Santo Ângelo Custódio.

Feito um arco os padroeiros ornamentam sua frente.
Mais no alto, onipotente, a nossa cruz missioneira.
Emoldurada pra o sul a religiosa bandeira.

São Borja, São Nicolau e o santo Luis Gonzaga.
São Lourenço e sua saga, foi mártir de um governista.

Cigarros: O médico daRede Globo, Drauzio Varella, criticou o estudo de diminuir, ou até cortar, os impostos sobre o cigarro brasileiro, pois estimularia o consumo dos fumantes.Pesquisei o assunto que segue, resumidamente:
- No Brasil, os impostos vão de 71 a 90%, já no Paraguai é de 18%, onde produzembastante cigarro com as “folhas do baixeiro” importadas daqui, de baixíssima qualidade. Somando-se à mão de obra mais barata, o custo docigarro paraguaio fica abaixo da metade se comparado ao nosso, porém muito mais prejudicial à saúde.
O objetivo visa, além de evitar o contrabando, minimizar os efeitos nocivos (cancerígenos) do cigarro.
Finalizo com algumas estatísticas: o aumento do preço dos cigarros reduz o consumo;40% dos cigarros consumidos no Brasil vêm do Paraguai; no Brasil morrem 428 pessoas/dia por causa da nicotina, que causa doenças cardíacas, pulmonares e cânceres; o tabagismo custa quase R$ 57 bilhões por ano ao Brasil; em 1989, quase 35% dos brasileiros adultos fumavam, contra uns 10% atuais; no Brasil se fuma menos do que nos Estados Unidos e em todos os países da Europa.

Humor: Soltar um ao lado de um fumante não é ofensa. Cheiro ruim por cheiro ruim, compartilhe um que não faz mal ao pulmão!

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Currículo e Imagens do Colunista
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...