Notícias

30/06/2019 09:28


Pautas locais e demandas regionais norteiam assembleia da AMM

     A Buena Terra Missioneira, Bossoroca, foi o ponto de encontro dos Prefeitos da Região das Missões na sexta-feira dia 28 de junho. O Clube 3 de Julho, bem no centro da cidade, sediou a assembleia mensal da Associação de Municípios das Missões (AMM). Para destacar a cordialidade local na acolhida dos visitantes o Prefeito José Moacir Fabricio Dutra (Juca), juntamente com sua equipe de administração, preparou um café da manhã com produção local. O evento pauta com o colegiado de prefeitos, dos 26 municípios que integram a associação, as demandas regionais e que exigem mobilização coletiva para serem atendidas. Ponte internacional, Acessos Asfálticos e o Turismo, são os principais eixos trabalhados neste período.
    Além dos prefeitos, primeiras damas, integrantes das equipes de Assistências Sociais, participaram também: o Presidente da Associação dos Legislativos das Missões, Vereador de Caibaté Marcos Lauro Welter e o Deputado Estadual Capitão Macedo (PSL). Em sua manifestação o Prefeito Juca destacou a satisfação dos Bossoroquenses em receber visitantes, ainda maior quando se trata de companheiros na luta pelo desenvolvimento local e regional.
    O Prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, coordenou a assembleia como Presidente da AMM em exercício. Diversos temas estiveram em pauta: - Agenda de uma comitiva missioneira que esteve em Brasília com o IPHAN, Vice Presidente da República Hamilton Mourão e Bancada Gaúcha; - Proposição dos Prefeitos Missioneiros; - Legislação para abertura de Poços Artesianos; - e Convites para eventos nos municípios. Daniel, disse que está muito otimista com a sinalização de investimentos para as missões, pois o Vice Presidente da República Hamilton Mourão testemunhou conhecer a região e já ter passado pela Balsa em Porto Xavier. “Ele (Mourão) se colocou à disposição para dar agilidade nos processos para esta ponte ser construída”, disse Daniel. Confirmou também que o DNIT irá elaborar o projeto da Ponte Internacional, com base nos dados que estão sendo concluídos no Ante-projeto feito pela Prefeitura de Porto Xavier com apoio da AMM.  Quanto ao Turismo Daniel trouxe um alento à todos os prefeitos missioneiros, dizendo que a Presidente do IPHAM garantiu que além dos investimentos já destinados aos municípios que possuem Sítios Arqueológicos, há um projeto estruturante do turismo, com investimentos em todos os municípios missioneiros, como fomento ao turismo. “Precisamos seguir unidos e focar na sensibilização dos governantes quanto a capacidade de produção da nossa região. Com estes investimentos volumosos podemos dar um novo rumo de esperança e progresso a nossa população”, concluiu Daniel.
   A partir desta assembleia a AMM definiu que irá dar prioridade as proposições trazidas pelos prefeitos, levando em conta que este é o ambiente para potencializar as experiências positivas e somar forças nas pautas que demandam mobilização política. Com a presença da ALM foi sugerido pelos prefeitos que as reuniões dos Vereadores sejam integradas à AMM para juntar forças que compõem a organização política nos municípios, da mesma forma na região. Após a reunião os prefeitos ainda almoçaram nos restaurantes de Bossoroca. Na primeira semana de julho os prefeitos participam na Serra Gaúcha da Assembleia da FAMURS com posse da nova Diretoria da entidade municipalista.
AMM.
Video das Entrevistas 
Pref. Juca Dutra
Pref. Sidnei Brandani
Pref. Amauri Pires
Pref. Hilario Casarin
Pref. Brasil Sartori
Pref. Danile Groski
Ver Marcos Welter

 

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...