Notícias

08/07/2019 11:20


Prefeitos Missioneiros participam de 39º Congresso de Municípios

     Na manhã de quinta-feira (4/7), teve início o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema "Unidos para Superar Desafios", prefeitos de todo o Estado colocam os principais desafios do municipalismo gaúcho em debate. O evento é patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também recebeu apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
    Durante o evento aconteceram debates sobre temas que preocupam os gestores municipais, como a reforma da previdência e as saídas para dificuldades financeiras dos municípios. O Congresso, que marca o encerramento da gestão 2018/2019, termina com a posse da diretoria eleita para conduzir a entidade até julho de 2020.
   Em paralelo ao Congresso, a Famurs também promoveu o 26º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo. Ao pronunciar-se na abertura dos dois eventos, o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, destacou a necessidade de união na defesa dos municípios. "A nossa Famurs tem um foco muito claro, que é sempre olhar para os municípios de forma a colaborar com os prefeitos e com as comunidades, para que possamos de forma unida crescer juntos. A unidade da entidade é muito importante", declarou.
    Cettolin agradeceu a participação de prefeitos, vices e demais participantes que se mobilizaram para estarem presentes no Congresso.  Pela primeira vez o evento, promovido pela Famurs, aconteceu no hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves, um gesto de interiorização e de aproximação da entidade com os municípios, valorizando todas as regiões. "Foi o primeiro, mas quem sabe de agora em diante mais coisas desta natureza possam acontecer", declarou ao prefeito anfitrião, Guilherme Rech Pasin.
   De acordo com Cettolin, as pautas para serem debatidas durante o 39º Congresso de Municípios do RS foram escolhidas com intuito de que se pudesse abordar temas diversos e com o propósito de levar conhecimento aos gestores municipais para que, de forma conjunta, possam transformá-lo em resultados para a comunidade.
   Em sua fala para imprensa o Presidente da AMM, Prefeito Puranci Barcelos destacou que foi de grande Valia o evento, pois proporcionou momentos de debates que engrandecem o movimento municipalista, neste momento que exige muita união. “Vamos, como AMM ser parceiros na luta pela inclusão dos estados e municípios na Reforma da Previdência, por isso estaremos em Brasília nesta semana somando forças” disse Puranci.
   A Vice-Presidente da AMM Prefeita Noila Borré destacou a oportunidade de aprender com a região serrana, cujo turismo é uma das grandes fontes de renda. “Nós estamos caminhando para esta fonte de recursos, por isso além dos temas pautados no congresso, aprendemos muito para oferecer aos turistas que visitarão nossa região, a partir das ações estratégicas que estamos desenvolvendo”, disse Noila.
   Com muito a comemorar, o Diretor do Detur/Fumissões, Prefeito Ricardo Klein destacou que o congresso foi marco para o turismo missioneiro com o pré-lançamento da CVC de pacotes turísticos voltados para região das missões. “Dentre as tantas frentes que estamos trabalhando está é uma vitória, pois as missões estarão presentes nas mais de 1300 lojas da CVC, precisamos agora estar preparados pois vai aumentar o número de turistas imediatamente e nossa região”, comemorou Ricardo.
   Ao final o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, foi empossado como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.  O ato encerrou o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado em Bento Gonçalves.
Entrevistas
   Luiz Carlos - Peterlongo 
  João Ferreira - Peterlongo 
  Orlando Thomas 
  Amauri Pires 
  Marcos Mattos

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...