Notícias

10/07/2019 08:13


Prefeito Jaques Barbosa cogita realizar bioconstruções em Santo Ângelo

Gestor visitou obras da FASA construídas com a técnica sustentável

     O prefeito Jacques Barbosa esteve na Faculdade Santo Ângelo (FASA), na última quarta-feira (03), para conhecer as bioconstruções que começam a ser erguidas no campus. O Lounge de Espera, inaugurado recentemente, e as obras do novo Laboratório de Química estão no rol de iniciativas que credenciaram a Faculdade ao Programa de Alto Impacto Acadêmico da ONU (UNAI).
    O diretor de Ensino da FASA, professor Dr. Maicon Rossetto, conduziu a visitação das obras, junto com o coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Me. Jacson Rodrigues França, o integrante do departamento de Extensão, Ricardo Denti Junior, e, o bioconstrutor Clairton da Silva. O prefeito esteve acompanhado da primeira dama, Juliana Barbosa, e da coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis. Barbosa ressaltou a importância da parceria entre a classe empresarial, o poder público municipal e as instituições de ensino na busca de inovação em momentos de dificuldades.
    "É nas instituições de ensino que está a construção do conhecimento e se a gente quer ser inovador, criativo e com ações na área da sustentabilidade, a gente precisa do conhecimento. É fundamental que a união para que a gente possa formar uma equipe de trabalho que é o que a gente propôs com a criação da Zissan e a gente já está vendo muitos resultados. O poder público municipal tem a obrigação de criar um cenário favorável a investidores e a gente tem feito de tudo para que novos investidores venham, com ideias inovadoras e criativas, com soluções sustentáveis como eu estou vendo aqui hoje na FASA", analisou o prefeito de Santo Ângelo.
    Junto com a Zona de Inovação Sustentável e Criativa de Santo Ângelo (Zissan), da qual a FASA faz parte, o Município já trabalha com iniciativas de sustentabilidade, especialmente em relação a captação de energia solar, iluminação pública. De acordo com o prefeito, a exemplo do Lounge de Espera da FASA, a bioconstrução pode ser uma alternativa para os espaços públicos da cidade.
    "A tendência é que a gente consiga também implantar paradas de ônibus, pontos de táxi… Que a gente leve a sustentabilidade junto. Com certeza, tem muito espaço para isso. Podemos utilizar o que muitas vezes acaba sendo enterrado nos aterros sanitários e também custa caro para enterrar. Aproveitar e fomentar isso aqui no nosso município é uma obrigação do poder público. A gente tem procurado fazer isso e estamos muito felizes de estarmos tendo respostas, exemplo é a FASA que está de parabéns", revelou o prefeito.

Sobre as bioconstruções

     Assinado pelo arquiteto Rithielli Ramos/Teokalli Design, o Lounge de Espera foi construído sob supervisão do bioconstrutor Clairton da Silva com a técnica Taipa de Pilão. Foram utilizados 5m³ de terra crua, trazida de um terreno no Centro da cidade que está sendo preparado para construção; 1,5 m³ de areia, 16 sacos de cimento e 350 tijolos. Os bancos são de madeira de reflorestamento e a cobertura é de resíduos de telhas combinados com embalagens de creme dental, caixas de leite e resíduo de celulose. Resíduos de madeira do próprio sistema construtivo foram utilizados para algumas das paredes do lounge, dando destinação correta e usual ao material. Em uma obra convencional, seriam gastos o dobro de cimento e areia e 1,5 mil tijolos. Além da economia financeira de até 30%, as vantagens da bioconstrução acontecem em outros aspectos, como ressalta Silva.
     A técnica Taipa de Pilão é um sistema rudimentar em que a terra é comprimida em formas de madeira (as taipas), no formato de uma grande caixa. O barro é compactado horizontalmente e disposto em camadas de 15cm de altura, o que forma uma estrutura resistente e durável. Ao longo do processo, as camadas são reduzidas pela metade através de apiloamento. As estruturas de taipa de pilão podem ter longa durabilidade, como é o caso de partes da Grande Muralha da China. A taipa de pilão moderna, empregada no Lounge de Espera da FASA, permite a combinação do solocimento - mistura homogênea de terra, areia e cimento.

EM DESTAQUE

Churrascaria do Chico

Fazendo vontades com sabor, qualidade e economia.

Saiba mais

Sindilojas

Pousada das Missões

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...