Notícias

19/08/2019 19:51


PROJETO HAITI – ACOLHER, INCLUIR, INTERAGIR - Santo Ângelo

E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
 
 Lv 19.33-34

      No ano de 2018 a Primeira Igreja Batista em Santo Ângelo, através de seu Ministério de Ação Social, deu início à Oficina de Comunicação em Língua Portuguesa oferecida à Comunidade de Haitianos moradores do Município de Santo Ângelo.
     A Empresa  de alimentos Alibem, que emprega aproximadamente duzentos haitianos no município, desenvolveu um projeto de incentivo à comunicação, divulgando entre seus colaboradores o projeto da Igreja, formando assim  uma parceria,  e aqueles interessados foram encaminhados ao projeto Haiti.Participaram aproximadamente oitenta haitianos.
    No ano de 2019, através da divulgaçâo da parceira Zissan Prof, o Projeto haiti tornou-se um Projeto de Extensão do IFFar(Instituto Federal Farroupilha). Desde o inicio do mês de julho as aulas começaram e, atualmente, participam aproximadamente 50(cinquenta) haitianos.
    Enquanto voluntárias dedicam-se a preparar o lanche, o Salão Social da Igreja transforma-se em uma grande sala de aula, onde as professoras "Cida", Adriana e monitores, alunos e alunas do IFFar dedicam-se durante duas horas e meia a ampliar a Comunicação de homens e mulheres, que buscam entender o idioma brasileiro na tentativa de conquistarem novas oportunidades de emprego e melhores condições sociais.
    O projeto baseia-se no voluntariado e tem tido uma ótima aceitação não só dos diretamente envolvidos como dos demais membros da Igreja que tem fornecido lanche ou outras contribuições financeiras para a confecção de materiais didáticos.
    Pouco a pouco o cenário dos cultos e demais encontros e ministérios da Igreja foi recebendo um novo colorido onde a diversidade de culturas e raças tem se encontrado num lugar comum: “O amor de Deus que nos iguala e nos transforma quebrando barreiras  e fortalecendo em nossos corações o amor ao próximo”.
    O Projeto Haiti é um bom exemplo de boa vontade de pessoas, instituições e empresa que se uniram em um objetivo comum.
    Qualquer pessoa pode participar desse projeto tanto efetivamente nas aulas quanto nas doações para aquisição de material escolar e lanche. Contatos com Liliane ( 55 999914096) ou Secretaria da Igreja na parte da tarde ( 55 3313 1918)

EM DESTAQUE

Hotel Raios De Sol Missioneiro São Pedro do Butiá RS

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mato Queimado

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...