Notícias

30/08/2019 08:00


Otávio Reichert - INTEGRANDO 30/08/2019

Sede Própria: 27 de agosto é, para mim, um dia especial. A terça-feira passada foi ainda mais importante, e justifico. Eu e o caçula Emanuel aniversariamos nesta data, 55 e 9 anos. Somou-se ainda, neste 27 de agosto, o ato de assinaturas para a inauguração das obras para a sede da Academia de Letras - ASLE, nossa futura casa. Atual presidente, gestão 2018/2020, estamos prevendo um possível presente de Natal, pois está prevista que a obra seja finalizada em quatro meses.
 
Referente aos trabalhos desenvolvidos pela ASLE, nas duas últimas semanas avaliamos mais de trezentas poesias do Concurso Poema nos Ônibus, e que foi divulgada ontem, 30 de agosto. Estamos também engajados na Feira do Livro, que acontecerá de 23 a 25 de outubro. Também faremos as avaliações ao 5º concurso de Redação da URI, que encerrou suas inscrições ontem, 30 de agosto.

Sobre a próxima revista Talento, edição 03, já foi idealizado realizarmos um Concurso Internacional de Poesias, pois que aberto também ao idioma espanhol. Após a reunião, a ser realizada no dia 6 de setembro, definiremos critérios e regulamento, como também as premiações e troféu SEDE. A revista será lançada no evento de inauguração da sede da ASLE. O pleito vem desde 2015, quando o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, oficializou a cedência da área localizada na rua Florêncio de Abreu, entre os fundos do prédio do Teatro Antônio Sepp e o Centro Municipal de Cultura.

Externamos o nosso Muito Obrigado ao Poder público e todos que somaram esforços para essa conquista. Só alegrias!
 
Pela vida: No dia 26 de agosto minha mãezinha completou seus 82 anos. Visitei-a no domingo, 25. Neste dia conheci o quase cinquentão Gilmar Nunes, (foto) mais conhecido por Tigrão, que visitou a casa do meu mano Basílio, em Três Passos. O Tigrão, apelido de infância, fez jus a ele quando foi barbaramente atacado, o que lhe deixou graves sequelas, a citar o braço direito decepado. Recebeu 506 pontos para fechar os cortes, facilmente identificados pelas cicatrizes.

Em 2013, o Tigrão trabalhava numa serraria em Padre Gonzales. Estava meio embretado entre pilhas de madeiras quando, inesperadamente e por motivos mal explicados, um colega de trabalho avançou sobre ele, por trás, com a motosserra ligada. O grito “Cuidado” de outro funcionário se sobrepôs ao ronco, a tempo de se jogar à frente, mesmo assim a corrente da motosserra lanhou parte da orelha, afundou no ombro e quase perfurando seu pulmão esquerdo. Conforme narrou, conseguiu se desvencilhar da segunda investida, enfrentando-o de frente, e aí vai o título. No instinto de sobrevivência, vislumbrou acionar o dispositivo de segurança da máquina, para desligá-la. E assim, aparou o golpe com seu braço para, jogando o corpo sobre ele empurrar a alavanca com a mão esquerda, mesmo fragilizada, e fato conseguiu. Abraçado ao agressor, foi também socorrido pelos colegas, que tiveram ânsias de executar o autor do ato psicopata. Praticamente esvaído em sangue, travou longa e dolorosa luta pela vida.   

A título de informação, o agressor ficou preso por seis meses, e que se arrependeu pelo ato insano que praticou. 
 
Filosofia: Dias antes dos jogos da dupla Grenal eu disse para muitas pessoas: se o Internacional conseguir superar o Flamengo, também será considerado um Imortal!

Não conseguiu, mas parabenizamos os colorados, pois também fizeram bonito na Libertadores. 
 
Curiosidade: As estatísticas apontam que no Brasil, o mês recorde para datas natalícias é o mês de março. E eu que pensava ser o mês dos cachorros loucos...  

Chasque: Ao prefeito Brasil Sartori, de Entre-Ijuís, pelo aniversário transcorrido no dia 28 de agosto. 

Humor: O guri quebrou o braço e ficou mais de mês com gesso. Ao tirá-lo, perguntou ao médico:

- Doutor, o senhor acha que vou conseguir tocar piano por ter tirado o gesso?

- Claro que sim! Respondeu o médico.

- Que bom... Antes eu não conseguia de jeito nenhum!

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...