Notícias

04/09/2019 08:38


TcheLinux: a importância de compartilhar conhecimentos como instrumento para transformar o Mundo

     O TecnoURI sediou no sábado, 31 de agosto, o evento Tchelinux 2019 Santo Ângelo, fruto de parceria entre o Grupo de Usuários de Software Livre do Sul do Brasil (Tchelinux) e a URI Santo Ângelo. Este grupo, reunindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento, cumpre uma agenda em 15 cidades gaúchas ao longo de 2019, com o mesmo objetivo: divulgar e encorajar a adoção do Software Livre.
    Em suas palestras, além de orientar o uso do Software Livre, o grupo faz uma revisão histórica do que mudou na tecnologia e no mercado de trabalho desde que este tipo de tecnologia rompeu os limites do meio acadêmico e científico e se disseminou pelo mundo, a partir do início dos anos 90.

    “Há 12 anos o grupo se reuniu com o objetivo de difundir o uso do software livre em instituições de ensino, além de incentivar a caridade”, explica Leonardo Vaz, um dos voluntários da organização do grupo. “Através de parcerias com instituições de ensino levamos o evento a diversas cidades do estado, sem quaisquer custos para os participantes e encorajamos a doação de alimentos que são repassados a entidades locais. Os membros do grupo fazem isso em seu tempo livre, viajando e custeando suas despesas por conta própria, e apesar de ser bastante cansativo por conta das distâncias dentro do estado, é algo muito gratificante pra nós”.
Leonardo defende que o trabalho vale, quando é feito em equipe e “sempre que formos fazer algo, devemos pensar dois aspectos: primeiro, usar os recursos da melhor forma possível, sem onerar e segundo, atingir a maior quantidade de pessoas para maximizar os resultados e esforços”. Na sua opinião, “ideias são mais importantes que pessoas. Nós estamos apenas de passagem por aqui, e as boas ideias e os atos é tudo o que fica”.
   Leonardo destaca a importância do Software Livre como instrumento para alavancar o desenvolvimento local através do empreendedorismo: “Vivemos num mundo onde as distâncias foram encurtadas pela Internet e ao invés de ir embora de suas cidades em busca de oportunidade após se graduarem, jovens podem ficar na sua terra e empreender gerando emprego e renda localmente, e ajudando a construir um futuro melhor". 
    O evento contou um público de 120 pessoas que assistiram a 14 palestras e doaram 105kg de alimentos que foram encaminhados para o Lar de Idosos Isabel Oliveira Rodrigues. Além da equipe de voluntários do Tchelinux, a organização contou com o apoio dos docentes Cristina Paludo, Alessandro Freitas de Oliveira (coordenador dos cursos de Computação), Denilson da Silva, Carlos Oberdam e Paulo Betencourt, além da presença de alunos da URI Santo Ângelo e outras instituições da região.

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...