Notícias

09/11/2019 10:35


Monumento em homenagem a história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra é inaugurado na Praça da Matriz

A quinta-feira (7) foi marcada por momento de união e de homenagens a história das Missões. Junto a Praça da Matriz, foi inaugurado um monumento em homenagem à história de São Luiz Gonzaga e Concepción de la Sierra, na Argentina. A solenidade contou com a presença de autoridades de ambos os municípios. A comitiva argentina era formada pelo intendente de Concepción, Carlos Alberto Pernigotti; pela presidente da Câmara de Vereadores, Maria de Carmen Nogueira; pelo secretário de Cultura, Oscar Pankiu e pela assessora de Turismo, Mariela Nunes.

O monumento é constituído por pedras remanescentes da redução de San Luis (a qual tornou-se São Luiz Gonzaga) e placa que conta sobre o início da redução. Em 1687, o padre Miguel Fernandes e 2.922 moradores da redução de Nuestra Señora de la Concepción (a qual deu origem a Concepción de la Sierra) fundaram San Luis.
            
HOMENAGENS

Durante a solenidade, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, parabenizou os envolvidos no projeto. “Com esse marco histórico, São Luiz Gonzaga demonstra seu respeito pela sua trajetória, por seus antepassados e pelos laços que nos unem a Concepción, afinal temos as mesmas origens. Nosso município está avançando, mas não esquecemos o que aconteceu para que chegássemos até aqui. Agradeço a presença de nossos irmãos de Concepción e parabenizo todos os colaboradores do projeto, em especial a iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG)”. O intendente de Concepción, Carlos Pernigotti, agradeceu a homenagem prestada ao município argentino, a qual reforça a união entre as cidades e o respeito pela trajetória dos pioneiros que saíram de Concepción para fundar San Luis.   

A presidente do IHGSLG – instituição idealizadora da homenagem – Anna Olívia do Nascimento, ressaltou a importância da homenagem para valorizar a história das Missões. “O dia 7 de novembro ficará marcado na história de São Luiz Gonzaga graças a dois significativos fatos. Nesta data, o IHGSLG completa 35 anos de atividades voltadas à pesquisa e ao estudo da história e da cultura das Missões. O segundo fato, é a homenagem de reconhecimento do Poder Público Municipal à cidade de Concepción de la Sierra. O IHGSLG tinha consciência desse ‘esquecimento’ histórico em relação ao papel de Concepción e a Administração Municipal foi sensível a informação apresentada pelo instituto e buscou corrigi-la”. O presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, José Antonio Flach Werle, também desejou as boas vindas aos visitantes e destacou o trabalho desenvolvido pelo instituto em seus 35 anos de atividade.

Além do descerramento da placa, o intendente Carlos Pernigotti e o secretário de Cultura receberam do prefeito Sidney os certificados de hóspedes oficiais do município. Já a comitiva argentina presenteou o chefe do Executivo são-luizense, o presidente da Câmara de Vereadores e a secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, com fotos de locais históricos de Concepción de la Sierra.
             
PARTICIPAÇÃO

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Mário Trindade; do comandante do 4º RCB, tenente-coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo; do presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro; do representante do 14º BPM, o 1º tenente Aurimar Ferreira de Melo; do secretário de Obras, Ivanir Coimbra; da representante da Secretaria de Educação e Esporte, Neli Antonini; da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beverly Bassani; do presidente do Conselho Municipal do Turismo, Carlos Sidnei Ferreira; do presidente da Associação São-luizense de Autores, Alécio Santos; do presidente da Associação dos Músicos São-luizenses, Mário Meira; da presidente da Casa do Poeta, Vânia Coimbra; da representante da URI São Luiz Gonzaga, Ana Helena Braga Pires; da representante do CTG Galpão de Estância, Salete Leal; da ex-vereadora Eni Araújo Malgarim e da imprensa local.  
      
Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...