Notícias

13/11/2020 16:28


Justiça Eleitoral orienta eleitores para o dia da votação

Recomendações Sanitárias
   O cidadão deve seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre os eleitores.
  Também serão disponibilizados materiais de proteção como álcool gel e máscaras, no entanto, orientamos que o eleitor já saia de casa com a sua, pois o número de máscaras extras é limitado e a sua utilização para votar é obrigatória.

Na hora de votar
   O método de votação foi alterado para torná-lo mais seguro. Agora o eleitor, ao entrar na seção eleitoral, se posicionará na frente do mesário, a uma distância mínima de um metro. Para evitar manuseio do seu documento, o próprio cidadão deverá mostrá-lo ao mesário. Ao ser identificado pela foto, o eleitor poderá ler em voz alta o número do seu título para que seja digitado pelo presidente da seção no terminal do mesário. O presidente lerá em voz alta o nome do eleitor para confirmar a sua identidade. O eleitor também poderá utilizar o aplicativo e-Título para a identificação, desde que tenha habilitado a biometria. No entanto, é necessário lembrar que o uso do telefone celular na cabina de votação não é permitido. Depois do processo de identificação, o eleitor deverá higienizar as mãos para a assinatura do caderno e para a votação, preferencialmente com a sua própria caneta. Após assinar, o cidadão aguarda a habilitação da urna, quando o mesário avisará que já pode ingressar na cabina de votação e digitar o número dos seus candidatos. Terminado seu voto, o eleitor higieniza as mãos e se retira da seção, abandonando o mais breve possível o prédio, de modo a evitar aglomerações desnecessárias.

Lembretes importantes
  Antes das eleições, verifique o seu local de votação através do site do TSE https://www.tse.jus.br/.../titu.../titulo-e-local-de-votacao ou no aplicativo e-Título.
  Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar.
  A votação ocorre entre sete horas da manhã e cinco horas da tarde, de acordo com o relógio local. O horário entre as 7h e 10h da manhã será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco.
Lembre-se que o primeiro voto é para vereador (5 dígitos), e, na sequência, para prefeito (2 dígitos). 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...