Notícias

16/03/2016 21:08


Nossos Troncos Missioneiros, nosso canto das missões ganha o mundo.

Os jesuítas nos evangelizaram e nós empreguinamos o mundo com a arte missioneira.
Vídeo de Pedro Ortaça sobre os monumentos.
Todos os quatro cada um com sua maneira, características, com estilo próprio, todos amigos, unidos, os Quadro Troncos sobre a bandeira de um só ideal, o amor a terra missioneira e sua historia, hermanos que somaram em suas artes e poesias escrevendo e marcando a ferro, protegendo tudo o que tanto nos orgulhamos hoje, batalhas em uma época que só quem viveu pode ter direito a falar. 
Quatro Troncos Missioneiros ninguém os dobrou e nunca perderam o tino, em suas lutas tendo violas como lanças na mão levaram nossos costumes e tradições desfraldando fronteiras de forma altiva, seus legados são nossos pontos de origem hoje e fizeram eternos por suas ações, exemplos e obras imponentes se fazem agora bandeiras de concreto, obeliscos que materializam suas canções, marcando nosso território missioneiro riscando o braseiro do sol no horizonte com suas imagens e nossas almas com suas obras. 
Necessário e justo se faz, aqui na terra que os viu nascer e que e de sol a sol cantaram em eternas payadas erguer-se monumentos para simbolizar que seus cantos refletem a cor desta terra, desta nação desta raça.
Hoje comunidades de Bossoroca e São Miguel das Missões representando a Região das Missões buscam materializar em monumentos a contribuição dos Troncos Missioneiros, estão mobilizando-se para erguer estatuas a esses artistas que imortalizaram nossa cultura para o mundo, participe!
Bossoroca para Noel Guarani e São Miguel das Missões para Cenair Maicá.
Se te orgulhas, quer trabalhar, te arremanga e entra na lida. Precisamos de tudo e de todos, não se diz que ama, se ama, não fala, faz! Aqui... Não se faz meia homenagem, agarramos, nos abraçamos, somos passionais, companheiros, somos os melhores entre os maiores, temos como dever e costume gratidão aos nossos ancestrais. Jayme em São Luiz Gonzaga, Noel Guarani em Bossoroca e Cenair Maicá em São Miguel das Missões são sinuelos, que cantaram nossas tradições em musica, hoje, símbolos sagrados gerados por uma terra que foi berço e nascente do Riogrande.
A estátua ao Jayme Caetano Braun é um ótimo exemplo, olhe o que esta acontecendo em seu entorno e os projetos que envolvem a cultura dos Troncos Missioneiros, quantos jovens hoje tem esse obelisco gaúcho concretado em seu sangue. CTGs, Piquetes, Invernadas, mobilizem-se, criem alternativas e participem. 
Faz-se necessário mais que nunca erguer esses monumentos, pois nosso povo esta carente de história.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...