Notícias

06/10/2015 11:30


Lançamento oficial do Outubro Rosa em Giruá

"Você pode salvar uma vida muito importante... a sua!" Essa foi a frase que marcou o lançamento oficial da programação do Outubro Rosa que aconteceu na  manhã desta terça-feira(6) no gabinete do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e contou com a presença de diversas entidades do município.  O Governo Municipal de Giruá através da articulação entre o Gabinete da 1ª Dama, Secretarias de Educação, Saúde, Promoção Humana e Administração, em parceria com entidades como a Liga de Combate ao Câncer, o Hospital São José e a Câmara de Vereadores estará desenvolvendo diversas atividades durante este mês em prol do Outubro Rosa.
 
Na oportunidade a 1ª Dama, Carolina Konzen Thomas, apresentou toda a programação prevista para o mês, enfatizando que as atividades foram pensadas para serem realizadas em diferentes datas e horários, oportunizando assim a participação de um grande número de mulheres. Em sua fala, Carolina enfatizou a importância das ações serem pensadas em conjunto: “A  união das entidades fortalece as ações e demonstra como é possível orientar, chamar a atenção e alertar sobre a importância da prevenção”.
 
Entre as atividades expostas destacam-se os atendimentos que serão realizados às mulheres nos PSFs nos sábados de manhã, das 8h às 12h, onde serão realizados exames de mama e Papanicolau, bem com distribuição de lanches e encaminhamentos para mamografias. No dia 10 de outubro o atendimento será no PSF 05 no bairro Santa Rita, no dia 17 no PSF 04 no Interior, dia 24 será no PSF 02 bairro Santo Antônio e no dia 31 de outubro será no PSF 03 no bairro Herberto Schneider.
 
Hoje à noite, às 19h30min, a Liga de Combate ao Câncer promove uma palestra que abordará a Prevenção do Câncer de Mama. A palestra que é aberta a toda comunidade será ministrada pela senhora, Simone Bonfanti, representante do Hospital São José e por alunos do curso de radiologia de Santa Rosa. Outra atividade promovida pela Liga é a tradicional passeata alusiva ao Outubro Rosa, que será no dia 13 de outubro (terça-feira) às 17h. O ponto de encontro para o início da caminhada acontece em frente a Prefeitura Municipal e as participantes devem vir vestindo alguma peça de roupa na cor rosa.
 
No dia 21 (quarta-feira), haverá uma palestra com o Médico Ginecologista, Cláudio Konrat. O evento que inicia às 13 horas no auditório Regina Giovelli é destinado aos servidores municipais e aberto a toda comunidade. Durante o encontro serão abordados temas relativos à saúde da mulher. No mesmo dia acontece também uma Missa da Saúde na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Durante a celebração será realizada a benção de água e após agendamento de mamografias. Já no dia 22(quinta-feira) acontece o Culto Rosa, às 19h30min na Igreja do Evangelho Quadrangular. Também no dia 22, a temática Outubro Rosa fará parte da roda de conversa que acontece na Casa do Professor destinada aos profissionais da educação. O encontro tem início às 19 horas e será ministrado pelo Enfermeiro, Caio Rodrigues, e pela Liga de Combate ao Câncer. No dia 23(sexta-feira), a bancada feminina (vereadora e suplentes) da Câmara de Vereadores fará panfletagem em frente à Praça Aládio Ferreira. A ação terá o apoio dos vereadores e acontecerá das 9h às 16 horas. 
 
Além dessas atividades, a Secretaria de Promoção Humana/Clube de Mães em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Giruá vai realizar um roteiro de palestras no interior do município. As visitas nas comunidades iniciam no dia 05 de outubro e vão até o dia 19. A iluminação dos prédios públicos na cor rosa e a distribuição de brindes às mulheres que apresentarem o resultado do exame de mamografia no PSF também fazem parte das ações que o Governo Municipal programou para serem realizadas durante o mês de outubro.
 
O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, encerrou o ato destacando que atualmente não é o dinheiro que define o acesso da mulher aos meios de prevenir doenças, mas sim a atitude, a conscientização e a decisão de cada uma. “Nós vivemos um momento extremamente positivo, e se como lideranças nos cabe esse papel de alavancar, de aproximar as pessoas a essa estrutura, nós temos que fazer com a maior alegria e dedicação possível”. O Prefeito ressaltou ainda a admiração por este projeto realizado de forma conjunta, entre o Governo Municipal, voluntariado, entidades privadas, associações e o poder legislativo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Giruá

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...