Notícias

27/11/2015 11:14


Integrando - Otávio Reichert

Pipas: "O bom da pipa não é mostrar aos outros, é sentir individualmente a pipa dando ao céu o recado da gente". Carlos Drummond de Andrade.
Buenas! Domigo à tardinha, 22 Nov, fomos à Praça do Tamoio, na Zona Norte. Antes de sairmos o Emanuel (5 anos) revirou seus brinquedos e encontrou uma pipa, herança  da última praia. Montei-a em casa para ver se não faltavam peças. E fomos, a esposa levando também uma motoca.
Encontramos várias famílias chimarreando, crianças com bicicletas, jogando futebol, etc. Ao objetivo primeiro, mirando a calmaria das árvores, falei aos que me rodeavam que a pandorga só alçaria voo se corresse com ela.
- Isto não é uma pipa, tio?
- Sim! É a mesma coisa, menino! Papagaio também é palavra sinônima...
Ensinei-os a correr com ela, mas logo foram interrompidos por outra cena. Entre o campo e os prédios da Marquês do Herval a polícia adentrou para efetuar revista num grupo de jovens com drogas. O espírito descontraído somente retornou após a saída dos eficientes policiais, que alertaram: - Sempre que virem algo errado liguem ao 190...
- Também posso brincar com a pipa? - Onde o senhor a comprou?
E as crianças se revezavam volteando a praça, ora a pipa se enroscando aos galhos, ora vindo ao chão. Então ele veio, o vento, para  alegria geral. Preparei-a e alcei-a, que foi ganhando altura até os 50m de fio, para delírio de todos. Após o filho, repassei a alça de mão em mão, para que sentissem a energia dos ventos a desfraldar este primitivo brinquedo. No lusco-fusco, do jeito que veio, o vento parou, e a pandorga despencou novmente. Um gurizito, tentando pegá-la, ainda se enroscou nos fios...
Finalizando: como não compartilhar estas alegrias? Somente em lugar ermo ou praia solitária.
_____________________
Vou enviar mais fotos das outras escolas....
Palhaço: Há de voltar outro circo. Foi-se embora o que estava em Santo Ângelo. Que estes não se findem, tampouco os palhaços, sinônimos de alegria. Dizem que vários palhaços sofrem de depressão, porém quando estão nos palcos superam-na. Nestes momentos ele está transfigurado no personagem da magia, e esta contagia também a nós adultos, porém ainda mais às crianças.    Livro: Lembram de “A Saga dos MENAS”, de Maria Nagel, citado nas colunas anteriores? Também à venda na livraria Girassol, na Rua 25 de julho.
_____________________
Jantar-baile: Da Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, no dia 4 Dez 2015 - sexta-feira - 20:30;
Onde? na CASUSA! Cardápio: Strogonoff de filé, sobrecoxa recheada, arroz à grega, arroz branco, lasanhas, salpicão, salada tropical e buffet de saladas;
Preço: R$ 30 (até 12 anos: R$ 15) Animação: Jony Weber
_____________________
Aleluia: Se os incautos batem e os de paz não se defendem, aqueles ganham espaço. Aplausos ao Ministério Público que aprovou que se mantenha  a cruz e a bíblia no legislativo de Entre-Ijuís.
Pergunta: Por que a ATEA, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, que negam a existência de Deus ou descrentes, se perturbam tanto com a presença da energia divina?
Em outra instância, o caso dos dois peões pelotenses (22 e 26 anos) que “noivaram” durante o encontro tradicionalista de Santa Cruz do Sul – ENART, o fizeram tão somente para afrontar os valores éticos e morais, principalmente os do tradicionalismo gaúcho. Complemento com mensagem bíblica:  I Romanos 24 - 28
“Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.” 
 __________________
Humor:  Na aula de química, a professora: - Alguém ai sabe o que é H2SO4? 
A Mariazinha: - Eu sei! Tá na ponta da língua... 
E o Joãozinho no ato: - Então cospe fora! Cospe que é ácido sulfúrico...
__________________
Chasque: Aos Alunos formandos do NPOR! Formatura nesta manhã, 29, e festa comemorativa à noite. Chasque extensivo ao Cmt do 1º B Com, Cel Jorge Luis, já em fase de despedidas. E seja bem-vindo o Ten Cel André L. dos Santos Franco.
Otávio Reichert

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...