Notícias

27/11/2015 11:14


Integrando - Otávio Reichert

Pipas: "O bom da pipa não é mostrar aos outros, é sentir individualmente a pipa dando ao céu o recado da gente". Carlos Drummond de Andrade.
Buenas! Domigo à tardinha, 22 Nov, fomos à Praça do Tamoio, na Zona Norte. Antes de sairmos o Emanuel (5 anos) revirou seus brinquedos e encontrou uma pipa, herança  da última praia. Montei-a em casa para ver se não faltavam peças. E fomos, a esposa levando também uma motoca.
Encontramos várias famílias chimarreando, crianças com bicicletas, jogando futebol, etc. Ao objetivo primeiro, mirando a calmaria das árvores, falei aos que me rodeavam que a pandorga só alçaria voo se corresse com ela.
- Isto não é uma pipa, tio?
- Sim! É a mesma coisa, menino! Papagaio também é palavra sinônima...
Ensinei-os a correr com ela, mas logo foram interrompidos por outra cena. Entre o campo e os prédios da Marquês do Herval a polícia adentrou para efetuar revista num grupo de jovens com drogas. O espírito descontraído somente retornou após a saída dos eficientes policiais, que alertaram: - Sempre que virem algo errado liguem ao 190...
- Também posso brincar com a pipa? - Onde o senhor a comprou?
E as crianças se revezavam volteando a praça, ora a pipa se enroscando aos galhos, ora vindo ao chão. Então ele veio, o vento, para  alegria geral. Preparei-a e alcei-a, que foi ganhando altura até os 50m de fio, para delírio de todos. Após o filho, repassei a alça de mão em mão, para que sentissem a energia dos ventos a desfraldar este primitivo brinquedo. No lusco-fusco, do jeito que veio, o vento parou, e a pandorga despencou novmente. Um gurizito, tentando pegá-la, ainda se enroscou nos fios...
Finalizando: como não compartilhar estas alegrias? Somente em lugar ermo ou praia solitária.
_____________________
Vou enviar mais fotos das outras escolas....
Palhaço: Há de voltar outro circo. Foi-se embora o que estava em Santo Ângelo. Que estes não se findem, tampouco os palhaços, sinônimos de alegria. Dizem que vários palhaços sofrem de depressão, porém quando estão nos palcos superam-na. Nestes momentos ele está transfigurado no personagem da magia, e esta contagia também a nós adultos, porém ainda mais às crianças.    Livro: Lembram de “A Saga dos MENAS”, de Maria Nagel, citado nas colunas anteriores? Também à venda na livraria Girassol, na Rua 25 de julho.
_____________________
Jantar-baile: Da Academia Santo-angelense de Letras – ASLE, no dia 4 Dez 2015 - sexta-feira - 20:30;
Onde? na CASUSA! Cardápio: Strogonoff de filé, sobrecoxa recheada, arroz à grega, arroz branco, lasanhas, salpicão, salada tropical e buffet de saladas;
Preço: R$ 30 (até 12 anos: R$ 15) Animação: Jony Weber
_____________________
Aleluia: Se os incautos batem e os de paz não se defendem, aqueles ganham espaço. Aplausos ao Ministério Público que aprovou que se mantenha  a cruz e a bíblia no legislativo de Entre-Ijuís.
Pergunta: Por que a ATEA, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, que negam a existência de Deus ou descrentes, se perturbam tanto com a presença da energia divina?
Em outra instância, o caso dos dois peões pelotenses (22 e 26 anos) que “noivaram” durante o encontro tradicionalista de Santa Cruz do Sul – ENART, o fizeram tão somente para afrontar os valores éticos e morais, principalmente os do tradicionalismo gaúcho. Complemento com mensagem bíblica:  I Romanos 24 - 28
“Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.” 
 __________________
Humor:  Na aula de química, a professora: - Alguém ai sabe o que é H2SO4? 
A Mariazinha: - Eu sei! Tá na ponta da língua... 
E o Joãozinho no ato: - Então cospe fora! Cospe que é ácido sulfúrico...
__________________
Chasque: Aos Alunos formandos do NPOR! Formatura nesta manhã, 29, e festa comemorativa à noite. Chasque extensivo ao Cmt do 1º B Com, Cel Jorge Luis, já em fase de despedidas. E seja bem-vindo o Ten Cel André L. dos Santos Franco.
Otávio Reichert

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...