Notícias

30/12/2018 10:00


Tradições de Ano Novo na Campanha pro Gaúcho!

Tem uns rituais, umas simpatias que o pessoal faz que na dúvida é bom fazer, como diz Dom Jayme “Não creio em bruxas, mas que elas ai ... ai”.
Acorde cedo, madrugue, faça um chimarrão bem espumado, de jeito, suspire de estica os botões da camisa, pense nos velhos que estão no teu passado, toma mais uns mates até saciar o vício e veja o que quer da vida neste ano que vem.
Depois te arremanga e vamos pra lida, tem de matar uns bichos que o churrasco de hoje é dos Buenos.
Roupa de baixo colorida... Conforme a cor de suas cuecas é o seu desejo pro ano... Isso é de dar dor... pelo amor de Deus usa branca e eu já fico feliz em tirar as manchas, te imagina de bombacha branca... Cueca amarela (tu estás pobre e ridículo) de cueca vermelha (maul amado, sem estímulo e ridículo),  Preto (pessimista, mal humorado e ridículo), Azul (Brigão, irritado e ridículo), Verde (recalcado, pessimista com diarreia e ridículo), Marrom (não dá pra te levar a sério ridículo), Colorida (tu gostas de ser ridículo). Essa é uma festa de família precisa estar de cuca!
Vá em um açude, rio ou riacho e jogue umas flores pra Nossa Senhora, Mãe de Jesus, chamam ela de tudo e tem vários nomes em diversas religiões, mas o que importa é esse ato de respeito. Esse ano que entra é mais um ano pra agradecer e enfrentar, as águas te dão a noção do que te espera e só as mães sabem fazer na gente ... banho! Simboliza lavar o suor deste ano e encará limpinho, não se pede coisa boa e se aguarda relaxado.
Tem Romã por ai? Come sete sementes de romã e guarde-as, coloca na guaiaca ou num saquinho e coloca no armário. É simpatia, a semana tem sete dias e é sempre bom uma coisa pra nos chamar a atenção do que a gente pensou em fazer durante o ano. Se não tiver Romã pode ser Pitanga, se ainda tem, ou Butiá se estiver maduro. O importante é o ritual, guardar e quem sabe no ano que vem a gente plante essas sementes.
Coloca lentinha do molho e põem no fogo que para um bom churrasco de fim de ano tem de ter uma lentilha. Dizem que trás sorte e gordura para a guaiaca, na verdade é uma planta maravilhosa, a superstição diz que traz dinheiro, na verdade é um luxo, uma comida completa que junto com a comilança de fim de ano deixa a mesa completa. Se comer lentilha com churrasco e cerveja todo o dia, vai explodir como um balão!
Vai na beira do açude e pula 7 vezes, vai ser ridículo, é coisa de gringo, certamente as mulheres vão fazer, se tu fores supersticioso, disfarça, pega o cavalo e leva pra lavar e monta e desmonta 7 vezes. É uma superstição de gringo, dizem que a energia das ondas, vão te lavar as frescuras e coisas e tal, na verdade “te banha” não vai entrar o ano novo sujo e na dúvida leva a peonada pra esse ritual, joga um balde de amor gaúcho nos guris e tu veras que a festança vai ter outro cheiro.
Roupa branca, bem... Isso é necessário, pra provar que tu estás limpo e essa é uma festa que sempre é a noite, ajuda a peonada não se perder, se um loco cair por aí a gente acha e caso algum pense em se desentender, fica feio uns homens de branco todo sujo... Já foi um parto pra achar a roupa, ele vão ter mais cuidado em se manter.
Vai no bolicho e compra umas espumantes pras mulheres e pros parceiros de costado, uns garrafões de vilho, umas garrafas de cachaça de alambique e uns litros de Fanta e Coca-cola, pra gurizada, coloca no gelo e deixa que o bando mistura e se diverte.
Tem um pessoal que diz que comer galinha dá azar, os supersticiosos (ovo em conserva não), pois ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Vais ter de te contentar com carne de gado, porco, ovelha e peixe. 
Deixa um lugar na barriga, para uma boa digestão, come umas frutas, na frente da nega veia come sete uva, ou passa de uva, pêssego ou ameixa, butiá ou pitanga... na verdade é pra evitar o gás embaixo das cobertas e não iniciar o ano dormindo no sofá.
Seja Feliz!!!!
Abraço Bom Ano Novo!!!! 
Vídeo: Feliz Ano Novo que Se Aproxima Dom Jayme Caetano Braun 
Porque Brindamos com Champanhes e Espumantes as Festas

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...