Notícias

22/01/2015 17:02


Compositores levam Santo Antônio das Missões aos festivais nativistas

Matéria do Jornal Gazeta Missões destacou o dia mundial do compositor

Composição musical é uma arte. O compositor é o profissional responsável por essa arte. Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra, muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos, sociológicos, estéticos e filosóficos. A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem a tarefa de revelar a cultura através de suas obras. No Brasil, cada região tem suas músicas típicas, que caracterizam o povo e a cultura de cada lugar. O compositor consegue, através da melodia e da letra, transmitir, com precisão e beleza, os traços que individualizam cada cultura. Santo Antônio das Missões pode se orgulhar de ter muitos compositores e ouvir a história do município contada em músicas e versos. Estas músicas cruzam as fronteiras do município e ganham destaque nos palcos, principalmente dos festivais pelo Rio Grande do Sul afora.

Os festivais nativistas caracterizam-se como a principal e mais democrática forma de valorização e exposição do talento dos compositores no cenário cultural gaúcho, pois recebem as inscrições com mínimas exigências e sem custo e acontecem com bastante frequência, sendo realizados praticamente todos os finais de semana nas mais diversas cidades do estado e também fora dele.

Paralelo ao tradicionalismo que iniciou na década de 40, o movimento dos festivais iniciou-se nos primeiros anos da década de 70 com a Califórnia da Canção, de Uruguaiana, e de lá para cá se multiplicou, revelando novos compositores, músicos, intérpretes e canções inéditas que em sua maioria descrevem o cotidiano, a natureza, o ambiente e a história do gaúcho de maneira poética e fiel.

A reunião de artistas representando o local de origem é uma característica dos festivais e, neste sentido, Santo Antônio das Missões vem sendo representado por três compositores com participações em importantes eventos do gênero. Rafael Machado, Mauro Dias e Rogerio Morais são letristas que representam a cidade em parcerias com compositores de outros locais.

No último final de semana, dias 10 e 11, a música “Inhandeju”, uma parceria de Rafael Machado e Kiko Goulart, interpretada pelo Quarteto Coração de Potro, conquistou o 2º lugar e o melhor conjunto instrumental na 33ª Gauderiada da Canção, em Rosário do Sul. Desde 2012, Rafael vem registrando conquistas nos festivais. Ele participou da Baqueria de los Piñares, em Vacaria, do Acampamento da Canção e do Bivaque da Poesia, em Campo Bom, da Reculuta da Canção, em Guaíba, da Sapecada, em Lages (SC), e do Ponche Verde, em Dom Pedrito.

Mauro Dias participa dos festivais desde os tempos de faculdade de veterinária. Desde que se radicou no município, representa Santo Antônio e registra participações com premiações na Jerra da Canção, em Santa Vitória do Palmar, no Círio da Canção, em Pelotas, na Sentinela da Canção, em Caçapava do Sul, na Seara da Canção, em Carazinho, no Canto dos Ervais e Carijo da Canção, em Palmeira das Missões, na Tropilha Crioula da Canção, em São Borja, na Gauderiada, em Rosário do Sul, no Reponte da Canção, em São Lourenço do Sul, na Estância da Canção, em São Gabriel, na Vigília da Canção, em Cachoeira do Sul, no Sinuelo, em São Sepé, no Rio Grande Canta o Cooperativismo, em Soledade e Taquari, e no Canto de Luz, de Ijuí. E a composição “Dando bóia pro trançado” levou o nome da cidade à Brasília no Festival Campo e Cerrado, realizado na capital federal.

Rogerio Morais registra participações no 29º Reponte da Canção, em São Lourenço do Sul, na 3ª edição do Canto de Luz, em Ijuí, no Festival Barranca do Ijuí, no Canto Costeiro de Manoel Viana, e na 1ª edição do Festival Tropilha Crioula, de São Borja.
https://www.youtube.com/watch?v=rCFl158kHsU


Milonga dos quatro elementos

Letra: Mauro Dias e Rogerio Morais

Música:Halber Lopes

Reponte da Canção – São Lourenço do Sul RS

https://www.youtube.com/watch?v=35SfQEVdHFA

Dando boia pro trançado

Letra: Mauro Dias

Musica: Fábio Prates

Festival do Pampa e cerrado – Brasilia DF

https://www.youtube.com/watch?v=GejnHwFDppI

Inhandeju

Letra:Rafael Machado

Música: Kiko Goulart

Gauderiada da Canção – Rosario do Sul RS

https://www.youtube.com/watch?v=sXL0O_1dI1s

João Maria marimbondo

Letra: Rafael Machado

Musica: Kiko Goulart

Sapecada da Canção – Lages SC

https://www.youtube.com/watch?v=JgLYZQhQfqs

Coração de moço

Letra: Rogerio Morais e Mauro Dias

Musica: Sergio Rosa

Tropilha Crioula da Canção – São Borja RS

https://www.youtube.com/watch?v=FZpEMq6B2kU

Sonho pitanga

Letra: Rafael Machado

Música: Roberto Borges

Acampamento da canção – Campo Bom RS

 

Por Redação

Fonte: Jornal Gazeta Missões

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...