Notícias

05/02/2016 20:24


O Sorro fez, foi até que caiu numa armadilha! Eai?

Uma analise da personalidade do Sorro, impressionante a sabedoria do homem... do Gaúcho Missioneiro, fica as duas letras de Pedro Ortaça sobre este animal pampeano junto os vídeos das musicas. Mas perca um tempinho e analise, compare as grandes verdades eternas dos nossos sábios peões que o tempo não enverga. E os conselhos da Mãe velha natureza.
Pedro Ortaça - Décima do Sorro
_Na tarde boca da noite, inventei uma caçada  na costa de uma restinga deixei uma trampa armada para ver se ali caía um sorro nesta emboscada.
_O tal sorro que eu queria já me era um desafio bicho pequeno que havia ele passava no figo, leitão, borrego e galinha roubava do pobrerio.
_No outro dia bem cedo, primeiro cantar do galo apiei da minha cama e amuntei no meu cavalo fui ver se tinha caído na trampa o sorro que falo.
_Tinha caído sereno, tava molhado o capim apanhar aquele sorro era uma honra pra mim, pra quem rouba da pobreza a gente tem que dar fim.
_Lhe chamam de sorro manso que de valde não se arrisca, mas de longe eu vi o bicho meio engasgado na isca quando se sentiu das pata chegava soltar faísca.
_Mas o sorro é bicho esperto, raça de bicho ladino quebrou as garras da trampa, decerto o arame era fino embora de pata renga fugiu do triste destino.
_Mas eu como fui soldado na vali da disciplina fiz um cargo aproximado, fui lhe esperar numa esquina já ia saindo o sorro do meio de uma faxina.
_Eu larguei o meu cachorro, um pitoquinho colera o sorro já ia longe passando numa porteira pra se pegar este bicho só tiro de boleadeira.
_Já meu pitoco chegava quase na cola do sorro quando o bicho perseguido deu um grito de socorro livrai-me senhor dos matos dos dentes deste cachorro.
_Fez volta e fez contra-volta, veio e entrou num buraco de tanto correr o bicho eu já me sentia fraco quando chegou meu pitoco já fui tirando o casaco.
_Metendo a mão pela toca tirei ele pela oreia quantos crimes tu tens feito entre galinhas e oveia não foi por nada que Cristo não te botou sobrancelha.
_Nem assim o sorro véio nas garras de minha mão entregou a rapadura, gritou e pediu perdão me apelou pro sentimento e eu tive bom coração.
_Dei-lhe uma sova de laço com a tala de meu reio dizendo é pra que aprenda a não roubar o alheio comer criação dos pobre é um pecado dos mais feio.
_Larguei o sorro riscado mesmo que jaguatirica ele ouviu o meu conselho que pros demais aqui fica todo ladrão de respeito só rouba de gente rica.
Pedro Ortaça, A Volta do Sorro Manso
_Arreganho a oito baixo que nem risada de china faço roncar os bordões enquanto a prima se empina voltando a historia do sorro que hoje no mais se termina.
_É que o sorro desta historia não pegou ensinamento curado da minha surra lá se esqueceu dos tormentos voltando a roubar o que é alheio para manter o sustento.
_Armei a trempe de novo, de novo peguei o bicho lhe dei um risco nas fuças com pente de carrapicho e um chá de casca-de-vaca pra lhe tirar os caprichos.
_Lhe perguntei dos ensinos e o sorro olhando para mim me repetiu meus conselhos um a um, tim-tim a tim-tim e me pedindo licença sentou-se e falou assim.
_Bicho rouba por instinto que é coisa que não se ataca, mas há muito sorro manso de paletó e gravata
Que com pele de cordeiro vive de roubo e mamata.
_E há um velho ditado que corre nesse rincão cadeia é feita pra pobre que rouba por precisão e barão que rouba muito, quem rouba pouco é ladrão.
_E como é que um pobre sorro que não tem dono, nem vez que nunca foi numa escola, só conta de uma a três pode viver sem salário, sem paga no fim do mês.
_O mundo é feito pra todos, mas isso não corre certo no repartir das boladas leva mais quem tá mais perto o  grande engole o pequeno e a sobremesa é do esperto.
_Entre os bichos e entre os homens tem os ricos e tem os pobres, mas o pobre que é esperto logo uma ciência descobre que infeliz é aquele que deixa que a espinha dobre.
_Não nasci pra dobradiça, nem sirvo pra teteia por isso que me rebusco conforme a força da ideia me viro que nem bolacha numa gengiva de véia.
_Procuro tirar dos ricos conforme foi seu ensino pra alimentar minha sorra, dar boia pros meus sorrinhos roubar pra matar a fome sempre foi o meu destino.
_Nascer ladrão foi a sina que Deus deixou para o sorro embora pareça um vício não é mais do que um socorro de quem é cria de lobo que se cruzou com cachorro.
_E aqui termino essa fala que é minha filosofia faça de mim o que queira, mas não esqueça que um dia Deus entorta a mão daquele que ao pobre fraco judia.
_Enquanto o sorro ladino me enchia de explicação foi me doendo por dentro, me embalando o coração e concluí finalmente que o bicho tinha razão.
_Tirei-lhe corda e maneia, dei-lhe um tapa no focinho e lhe disse vai-te embora dar bóia pros teus sorrinhos não há coisa mais triste que a fome rondando o ninho.
_Deu no pé o sorro veio, mas me deixou uma lição nunca julgar quem é pobre sem lhe escutar as razões lembrando que Jesus Cristo morreu entre dois ladrões.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...