Notícias

23/01/2019 18:36


Marçal de Souza o Deus Pequeno, Banguela dos Lábios de Mel.

           Marçal de Souza, ou Marçal Tupã-i, ou ainda Tupã-Y. (pequeno Deus) nasceu no Mato Grosso do Sul e em 24 de dezembro de 1920, foi assassinado em 25 de novembro de 1983, foi um líder da etnia guarani. 
Desde o início dos anos 70 denuncia a expropriação de terras indígenas, a exploração ilegal de madeira, a escravização de índios e o tráfico de meninas índias. Vítima de perseguições, foi durante muito tempo perseguido e transferido de aldeias e reservas pela Funai, quando estava na aldeia de Mbarakaju é escolhido (1980) representante da comunidade indígena para discursar em homenagem ao papa João Paulo II durante sua primeira visita ao Brasil. Surpreendendo a todos ele afirmou em discurso ao pontífice: 
           "Nossas terras são invadidas, nossas terras são tomadas, os nossos territórios são invadidos… Dizem que o Brasil foi descoberto. O Brasil não foi descoberto não, o Brasil foi invadido e tomado dos indígenas do Brasil. Essa é a verdadeira história". 
No mesmo ano, envolve-se na luta pela posse de terras na área indígena de Pirakuá, em Bela Vista. A demarcação é contestada pelo fazendeiro Astúrio Monteiro de Lima e seu filho Líbero Monteiro, que consideram a região parte de sua propriedade. Após diversas ameaças e agressões, em 1983, Tupã-y é assassinado a tiros no rancho de sua casa, na aldeia Campestre. Os acusados do crime, foram julgados somente dez anos depois, em 1993. 
Um pouco antes da sua morte Tupã-y teria dito: 
           "sou uma pessoa marcada para morrer, mas por uma causa justa a gente morre…".
           Marçal de Souza, Tupã-Y, foi defensor incansável dos povos nativos da América do Sul e um dos líderes precursores das lutas dos guaranis pela recuperação e pelo reconhecimento de seus territórios ancestrais.
           Foi também um dos criadores do movimento indígena brasileiro, tendo sido um dos fundadores e participado da primeira diretoria da União das Nações Indígenas (UNI), entidade que congrega indígenas brasileiros, fundada em 1980.
           Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno: A sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas foi tema do espetáculo de rua Tekoha – Ritual deVida e Morte do Deus Pequeno, do grupo Teatro Imaginário Maracangalha.
É uma peça teatral que tem como base do roteiro as lutas de Marçal de Souza, o líder indígena guarani. O banguela dos lábios de mel, apelido carinhoso dado pelos irmãos índios, ao erguer o seu maracá, denunciava, incansavelmente, a situação precária e desrespeitosa em que viviam – vivem – os índios guarani. Denunciou a invasão de terras pelos fazendeiros, explorações e ilegalidades sofridas pelas populações indígenas.
           Marçal ultrapassou fronteiras, tornando-se referência nacional, o porta voz dos índios do Brasil. Foi alvo de perseguição dos latifundiários da região, recebendo intimidações e ameaças até ser assassinado em 1983. Os acusados por sua morte foram julgados, mas absolvidos. 
Encontro Marçal de Souza com Papa João Paulo II - Video 
Marçal de Souza, Tupã-i. O Deus Pequeno  

          A palavra que leva o nome do espetáculo, TEKOHA. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, refere-se à terra tradicional, troca de informações, espaço convivência guarani. É no Tekoha que o guarani vive o seu modo de ser.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...