Notícias

29/04/2016 08:57


Reunião da Região das Missões com Transmissão ao Vivo.

Acompanhe a Transmissão Ao Vivo.
Reunião Plenária da AMM, Associação dos Municípios das Missões com transmissão ao vivo na web pelo Portal das Missões em São Miguel das Missões a partir das 14H até a Inauguração do Som e Luz com a presença do Governador dos gaúchos e Representantes da América Central e países vizinhos. Representantes internacionais estarão presentes na reunião, secretários estaduais, autoridades, prefeitos de cidades vizinhas e empresários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Espetáculo Som e Luz foi completamente revitalizado e será reaberto nesta Sexta-Feira (29), com transmissão Ao Vivo pelo Portal das Missões, com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O Espetáculo conta em uma narrativa, através do uso de efeitos de som e luz - durante 48 minutos - o nascimento, desenvolvimento e o fim da civilização missioneira criada por padres jesuítas e índios guarani. No sitio Arquelógico São Miguel Arcanjo.
Nesta Quinta-feira (28), iniciam-se as atividades da Expofeira de São Miguel das Missões, que conta com, palestras, solenidades, shows e show baile. Confira a programação completa nas fotos
No dia 29 de abril, data em que o município de São Miguel das Missões comemorou seu 28° aniversário de emancipação político-administrativa, a inauguração da requalificação do espetáculo Som e Luz  reuniu centenas de pessoas no Sítio histórico de São Miguel Arcanjo, contando também, com a presença de diversas autoridades entre elas o governador do estado José Ivo Sartori e da senadora Ana Amélia Lemos.
O evento contou com a presença de grandioso público, prefeitos da região, autoridades de âmbito estadual e nacional, entidades  e comunidade local, que acompanhou a cerimônia de ato inaugural do espetáculo revitalizado. Em seus pronunciamentos as autoridades enfatizaram a importância deste espetáculo de cunho histórico e cultural, não só para a região mas a nível nacional e internacional, uma vez que agora o novo espetáculo conta com narração também na língua espanhola e inglesa buscando atender melhor o grande número de turistas estrangeiros que visitam diariamente o Sítio.
Entre os pronunciamentos, o presidente do instituto Iguassu Misiones, Marconi Flach, mencionou o trabalho conjunto  iniciado a cerca de seis anos que foi fundamental para que o projeto fosse realizado. Eduardo Hahn, superintendente estadual do  IPHAN no Rio Grande do Sul, afirmou a importância  do espetáculo e do Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo para a  valorização do patrimônio cultural  e agradeceu a todos os parceiros e apoiadores. Prefeitos da região e deputados presentes também manifestaram sobre o ganho cultural, econômico e a importância deste espetáculo para o desenvolvimento de todos os municípios da AMM (Associação dos Municípios das Missões)
Dando prosseguimento  a solenidade o prefeito municipal, Hilário Casarin, abriu seu discurso com trechos de uma poesia, enaltecendo a história missioneira e a formação cultural do povo gaúcho e afirmou que não somente o município de São Miguel das Missões, mas toda a região  será beneficiada pela revitalização do Som e Luz, agradeceu a todos os parceiros , pessoas e entidades que contribuíram ativamente para que este sonho fosse concretizado e afirmou ainda, que toda a região missioneira deve prosseguir unida, buscando crescimento econômico, desenvolvimento e progresso, o que trará inúmeros benefícios a população. Finalizando os discursos a senadora Ana Amélia Lemos e o governador do estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, também se manifestaram a respeito  da importância que São Miguel das Missões possui, abrigando o único Patrimônio Cultural da Humanidade do sul do país. A Banda Municipal de São Miguel das Missões executou o Hino  Nacional  e encerrou-se a cerimônia com a apresentação do Coral da Aldeia Alvorecer de São Miguel das Missões que reafirmou a importância do povo Guaraní na formação histórica e cultural de São Miguel e emocionou o público presente.
Em seguida, foi realizado o ato do corte da fita inaugural pelo Governador e apresentado ao grande público presente o espetáculo revitalizado, com a narração nos três idiomas: Português, Inglês e Espanhol, emocionando a todos mais uma vez, com a história que  narra a saga missioneira vivida pelos índios M’bya Guaranis e os padres Jesuítas da Companhia de Jesus desde o início do projeto de evangelização, o desenvolvimento e a derrocada das reduções jesuíticas e a  luta  de um povo oprimido pela cobiça e ira do colonizador, mas que sempre carregou no peito a garra e a força de lutar pela  liberdade e que apesar da chacina ainda resiste com seus ideais no coração de todos os missioneiros.
A revitalização do espetáculo contou com o patrocínio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), no valor de mais  de 2,1  milhões de reais e a coordenação do projeto ficou a cargo do  Instituto Iguassu Misiones.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...