Notícias

01/01/2019 19:25


7ª Cavalgada dos Santos Mártires

Considerada a Cavalgada com o maior conteúdo do Rio Grande do Sul, atividade tradicional da Região das Missões, projetada por amantes da história missioneira, admiradores da origem do Riogrande e tradicionalistas ela engloba de forma homogenia toda uma cultura e religiosidade que veem direto da origem do Gaúcho, guarani e colonização, da Prenda, família e o ato de passar nossas origens de pai pra filho, atividades cívicas e de campo, suas musicas, costumes , cavalo, cusco, brincadeiras, chimarreadas, refeições tropeiras,  e parcerias, tendo como pano de fundo a religiosidade e a história de homens que fizeram e desenvolveram esta nação até aqui. Antes do Brasil ser um país já existia as Missões a quase 400 anos atrás. 
Com origem na mesma instituição que valoriza nossa essência a Trilha dos Santos Mártires a Cavalgada tem a duração de 8 dias e passa por pontos Turísticos e Históricos da Região das Missões, tendo o incentivo da Rota Missões, FUNMISSÕES, acompanhada por historiadores como Sérgio Venturini e  Padre Eugenio Hartmann que na chegada ao Santuário de Caaró celebrou a Missa Criola na Capela dos Santos Martires.
A Cavalgada dos Santos Mártires é um tesouro a ser explorado, vivencia com cheiro de terra e tradição, cultura e amizade uma lição viva que podemos acompanhar e assistir e seremos todos transportados ao mundo de confraternização, de comunhão com a natureza. Cabe salientar que em todas as atividades da Trilha e Cavalgada dos Santos Mártires "é alertado e ministrado palestras, distribuídos materiais sobre educação ambiental". 
7ª Cavalgada dos Santos Martires percorre a trilha que além de banhada de história retrata mais que nunca a beleza de nossas nação missioneira, ponteadas pela cruz de quatro braços. Passando por várias cidades das missões, São Nicolau, Dezesseis de novembro, Pirapó, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Rolador e Caibaté. Vídeo: 7ª Cavalgada dos Santos Mártires 
Roteiro 7º Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires 

Imagens 7ª Cavalgada dos Santos Mártires - Diversas.
Imagens 7ª Cavalgada dos Santos Mártires - Missa Criola.
6ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires percorre a região 
6° Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires supera expectativas 

O QUE FEZ 7ª CAVALGADA NA TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES SER SUCESSO
Conforme as previsões dia 30 de Abril pela parte da tarde os cavalarianos foram recebidos pelos coordenadores da cavalgada junto a Escola San Izidro de Santo Izidro, São Nicolau.
A noite foi servido um gostoso jantar preparado pelos professores e funcionários daquela Escola capitaneados pelo Professor e Diretor daquele estabelecimento de ensino  professor Orlando, também naquele local foi o jantar e pernoite.
Dia 1º de Maio pela manhã os cavalarianos dirigiram-se até a Cruz do Passo do Padre, onde foram feitos pronunciamentos pelas autoridades presentes, feito uma oração e seguiram em direção a São Nicolau, com almoço na Escola Monte Alegre com um grande público presente. Também foram efetuados plantio de mudas de árvores frutíferas no pátio daquele estabelecimento de ensino.
A tarde os  cavalarianos seguiram em direção a cidade de São Nicolau, onde após uma breve parada em frente ao Sobrado Família Silva seguiram em direção ao CTG Primeira Querência do Rio Grande, onde foi o jantar e o pernoite.
Naquele local também houve tertulia livre e apresentação do Programa Radiofônico Campos do Caaró pela Rádio Caibaté durante o qual foi prestada uma homenagem pela Trilha dos Santos Mártires  ao Município de São Nicolau pela passagem do seu Jubilar de Ouro. Se fizeram presentes secretários municipais, presidentee da ACISA, vereadores e um grande público.
Pela manhã do dia 02 de Maio a Cavalgada seguiu em direção a localidade de São Sebastião em Dezesseis de Novembro, onde foram recebidos no CTG Querência da Serra pelo Sr Prefeito Municipal de Dezessies de Novembro Mico Gonzzato, seu Patrão Alseu Braga, Diretora, professoras e alunos da Escola Reinoldo Sommer e a comunidade em geral.
Após as boas vindas e o hasteamento das Bandeiras os cavalarianos foram convidados a desmontar e adentrar no CTG onde os alunos fizeram lindas apresentações homenageando os cavalarianos.
Após houve um momento de explanação pelos idealizadores da Trilha dos Santos Mártires  Sérgio Venurini e Edison Lisbôa e pelo Coordenador das Cavalgadas da 3ª Região Tradicionalista Conrado Henrique de Matos e pelo Coordenador da Cavalgada na Trilha Nelson Pereira de Morais, seguindo o almoço e uma linda tertulia.
A tarde a Cavalgada seguiu em direção a cidade de Pirapó onde chegou no final da tarde sendo recebidos na Associação dos Tradicionalistas (ATP) pelo seu Presidente Carlos Durão.
As 19 horas foi proferida uma brilhante palestra pelo Sr Lori Schiavo, versando sobre As Missões e o Gauchismo. 
A noite foi de grande alegria quando diversos artistas se apresentaram numa tertulia livre e transmissão do Programa Campos do Caaró pela Rádio Caibaté. Estiveram presente o Senhor Arno Werle  Prefeito Municipal e a Professora Neuza Secretária de Educação.
Desde São Nicolau até Pirapó os cavalarianos foram acompanhados por um grupo de cavalarianos daquele município inclusive algumas meninas 
Dia 03 de Maio os cavalarianos sairam cedinho rumo a barca do Rio Ijui onde atravessaram e  capitaneada pela Professora e Secretária Dorotéia, seguindo até o Santuário do Assunção do Ijuí, onde foi servido o almoço e a tarde foi um momento para descanso dos cavalos e cavaleiros, sendo que Venturini, Lisbôa e Nelson se dirigiram até a cidade de Roque Gonzales, onde proferriram palestras nas Escolas Municipal Santo Antonio de Pádua e Escola Estadual Érico Veríssimo.
A noite a Prefeitura Municipal proporcionou um veículo que transportou os cavalarianos até a cidade onde no CTG Sentinelas da Cascata, foi foram prestadas homenagens ao Município pelos seu Jubileu de Ouro e também ao Senhor José Pereira que desde a criação da trilha fez toda sua documentação sem onus nenhum. 
Após o jantar foi feita uma bela e bem elaborada apresentação por Darlan Ortaça e grupo, sendo que este show se deu graças a uma paceria com a Rádio Caibaté e escritório Lucano de Santa Rosa através da Lei Roanet e o Ministério da Cultura.
Estiveram presentes ao evento o vice prefeito Lino e a secretária de Educação professora Dorotéia, a patronagem do CTG e um rande número de pessoas.
Dia 04 os Cavalarianos se dirigiram até o Cerro do Inhacurutum onde subiram apé tendo os que participaram pela primeira vez ficaram deslumbrados com as belezas daquele local.
Ao meio dia foi servido um gostoso almoço pela comunidade do Inhacurutum, onde també os cavalarianos tiveram oportunidade descansar e ter uma boa conversa  os integrantes daquela comunidade. Estiveram presentes a Secretária de Educação Srª Dorotéia e sua equipe. Após o descanso a comitiva seguiu em direção a localidade de Cabeceira do Palmeira, onde foram recebidos pela Diretora da Escola Estadual São Francisco de Assis Senhora Dalzira e demais membros daquele estabelecimentos de ensino. Naquele  foi o jantar e tertulia livre com apresentação do Programa Radiofônico Campos do Caaró pela Rádio Caibaté.Como de costumeum grande público compareceu ao local e também a presença do Senhor Prefeito Municipal Sadi Wust Ribas e seu secretário de obras Batirola. 
Dia 05 de pela manhã os cavalarianos se dirigiram a localidade de Linha Boa Esperança, já no Município de São Pedro do Butiá, onde foram recepcionados por aquela comunidade  juntamente com o senhor Prefeito Municipal José Everling e secreetária de Educação Celina,com um gostoso e farto  café.
A tarde seguiram os cavalarianos em direção a cidade de São Pedro do Butiá mas sem antes dar uma paradinha na Escola São Francisco de Borba, quando alunos e professores fizeram uma linda homenagem com o Canto do Hino Rio Grandense acompanhada pela Orquestra Flauta Mágica daquela escola e também entoaram a canção Na  Trilha dos Santos Mártires composta pelo professor Amando Francisco Haab.Também naquela escola foram plantadas mudas de árvores nativas.  
Seguiram os cavalarianos em direção a cidade de São Pedro do Butiá onde chegaram direto ao Parque Germânico Missioneiro sendo recebidos com música de Bandoneon na entrada do parque onde foram foi   uma brilhante explanação pela senhora Velida Schneider, sendo que os cavalarianos tiveram oportunidadede conhecer o interior da estátua de São Pedro com 30 metros de altura e também fizeram uma visita ao Museu existtente naquele parque.
Após os cavalarianos desencilharam seus cavalos  no Parque de exposições e após um breve descanso seguiram até o CTG Estancia de São Pedro onde foi feita uma bonita apresentação por um Grupo de Danças daquele CTG encantando a todos. Após foram feitas apresentações musicais através do Programa Campos do Caaró,  apresentado pela Rádio Caibaté, de artistas locais e uma apresentação especial por artistas de São Luiz Gonzaga Mário Meira, Jarbas Nadal e Juca Tigre. Após foi servido um gostoso e lauto jantar.
Dia 06 pela manhã após o café seguiram em direção a Barca do Passo Novo no Rio Ijui, chegando no município do Rolador onde foram recebidos po, os quais deram as boas vindas aos cavalarianos. 
Após rumaram em direção a Figueira, onde foram recebidos pelos componentes do Piquete Batendo Casco na casa do Zé Luiz e da dona Julia onde todos sentiram-se muito a vontade com a hospitalidade daquela gente.Ao meio dia foi servido um bem  elaborado almoço e depois de um merecido decanso seguiram os cavalarianos em direção a cidade do Rolador, antes porém deram uma parada na Redução de Nossa Senhora da Candelária de Caaçapamini, onde o Sergio Venturini fez uma explanação sobre a Redução que ali existiu.
A tardinha a Cavalgada foi recebida em frente a Prefeitura Municipal pelo Senhor Prefeito Municipal Paulo Peixoto,  Vice Mauro dos Santos e assessores. Depois seguiram em direção a Fazenda Boa vista do Senhor Sandoval Peixoto, onde foi o jantar e o pernoite, mas sem que antes os cavalarianos fossem brindados com belíssimas músicas da dupla Paulo e Sandoval Peixoto e de artistas locais e regionais, tudo transmitido pela Rádio Caibaté através do Programa Campos do Caaró.
Dia 07 os cavalarianos seguiram em direção a cidade de Caibaté, sendo frecebidos na localidae dde Vista Alegre pelo Senhor Prefeito Municipal, seus assessores, direção da Escola da localidade, professores, alunos e comunidade em geral. Sendo oficiada uma missa.
Alunos e professores fizeram lindas apresentações , enfocando sempre  a saga dos Padres Jesuítas, inclusive na chegada foram recebidos com uma bonita paródia da música Tordilho Negro, falando sobre a Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires, composta e executada pela professora Eliane de Lima.
A tarde após o almoço os cavalarianos seguiram sua jornada, fazendo uma paradinha no Balneário Urucua, sendo recebidos como de costume pelo simpático casal Sérgio Ferreira , esposa e filhos, quando foi oferecido um gostoso lanche.
Seguindo em direção a Caibaté, os cavalarianos chegaram às 17 horas fazendo um desfile pelas principais ruas da cidade indo desencilhar seus cavalos no Sindicato dos Municipáios de Caibaté (SIMCA), onde ocorreu o pernoite.
A noite todos se dirigiram até o Salão Paroquial para o Jantar organizado pelo  Grupo de Escoteiros onde também foi  prestada a homenagem ao Município de Caibaté pelo seu Jubile de Ouro, sendo entregue uma linda placa ao Senhor Prefeito Munida Paróquia deMun icipal Sérgio Birck.
Após o jantar foi a vez das apresentações musica com as pratas da casa e também os gaiteiros que acompanham a cavalgada e para encerrar foi a vez novamente de subirem ao palco Darlan Ortaça e Cristóvão Guedes, tudo isto numa promoção da 7ª Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires das Missões em Parceria com a Rádio Caibaté e apoio do Escritório Lucano
e Ministério da Cultura através da Lei RUANET.
Dia 08 as 07 horas os caalarianos já estavam montados e dirigindo-se ao Santuário do Caaró onde chegaram as 09h30min sendo recebidos com repicar de sinos. As 10 horas foi oficiada uma bonita e bem animada Missa Crioula pelo Padre Eugenio Hartmann e acompanhada pelo acordeonistas Paulo Peixoto e Sandoval Peixoto de Rolador e por um grupo de cantores da Paróquia de Caaró aos quais temos muito a agradecer.
Mais uma vez a Trilha dos Santos Mártires movimentou de certa forma a economia da região por onde passou, pois embora em pequena escala sempre ficou algum dividendo, ou para uma escola, CTG, Clube de mães, associações comunitárias, Igrejas, etc, pois em todos os locais os participantes são recebidos com as refeições prontas e as mesmas são indenizadas. Inclusive isto foi comentado e aprovado por pessoas que cavalgaram pela primeira vez, inclusive dizendo que para eles que cavalgam pelos Estados do Sul esta era uma cavalgada atípica, pois além dos objetivos propostos ainda ajudam as comunidades por onde passam.
Os organizadores da 7ª Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires agradece a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para o êxito de mais este evento da  Trilha dos Santos Mártires, colocando a disposição de todos.
Estiveram presentes naCavalgada os municípios de São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Pirapó, Roque Gonzales,São Pedro do Butia, Rolador, Caibaté, Cerro Largo, Salvador das Missões, Snta Rosa, Sarandi, Cândido Godói, Santo Cristo, Porto Alegre, Condor, Novo Hamburgo,São Leopoldo, Marques de Souza e uma cavalariana de Curitiba-PR, a todos eles nosso agradecimento muito especial, pois sem o conjunto cavalo e cavaleiro não exitiria cavalgadas.
Nosso muito obrigado a todos e até a próxima cavalgada.
Edison Lisbôa - Presidente da AATRISAMM - Fone 55 9167-9653

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...