Notícias

08/06/2018 14:22


Não é à toa Chomisco que sou São Luiz Gonzaga, claro que já tirei foto ai!

Parabéns São Luiz Gonzaga 331 anos não é à toa! Terra de Santo, grandes histórias e personagens de todos os gaúchos, uma das sociedades mais antigas do Riogrande. Linda, perfeita na criação e carinho as nossas origens.
Partimos do Sítio Arqueológico de São Lourenço  e suas ovelhas a imponente Igreja Matriz, com sua torre que é obelisco nas missões e suas Esculturas e Vitrais, defronte à Praça da Matriz e o Paço Municipal Sepé Tiaraú., o Museu Pinheiro Machado e todo o Centro Cultural, com o nobre Altar da Pátria de São Luiz Gonzaga, não existe foto que comova mais e orgulhe um gaúcho que já ouviu qualquer coisa de nossas músicas ou pajadas, do que fazer uma imagem junto ao Monumento Jayme Caetano Braun. A Igreja ou Gruta Nossa Senhora de Lourdes ponto de oração e início da Coluna Prestes, a Casa de Pedra uma das primeiras da cidade, o Centro Esportivo Expedicionário e Museu Arqueológico, a escultura linda da Guarani em frente ao Correio, outra, uma das homenagens mais inteligentes e carregada de símbolos e raiz que é o Monumento Justiça Missioneira em frente ao Fórum, o Cine LUX, lugarzinho mais aconchegante de São Luiz Gonzaga, cidade mãe da Musica Tradicionalista e Missioneira, os Quatro Troncos Missioneiros bastiões e guardiões de muitas tradições hoje enraizadas no nosso comportamento e pelo mundo espalhadas. 
          Todos independente da querência que moram, nascidos aqui ou não, gostaria de ter o prazer de passeando pela cidade encontrar ainda hoje com Don Ortaça, que é testemunho vivo de toda uma luta, ao passear por São Luiz Gonzaga vai cruzar com este nobre e pode trocar um abraço com alma de quatro braços.
          São Luiz Gonzaga goza e renova seus talentos nos mais diversos campos como o escultor Vinícius Ribeiro que tem alterado a forma de olharmos nossos símbolos por todo o Riogrande, talvez está nascente de talento e gloria esteja na origem de seu nome São Luíz Gonzaga, Padroeiro da Juventude, um dos santos mais jovens e pelo visto atuante na comunidade. 
Vídeo: Jayme Caetano Braum e Cenair Maicá - Bochincho 
Vídeo: Visão panorâmica da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga
Vídeo: Ruínas de São Lourenço - São Luiz Gonzaga
Vídeo: Monumento Jayme Caetano Braun - São Luiz Gonzaga  
Imagem: Via Sacra Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga 
Imagens Igreja Matriz São Luiz Gonzaga
Programação de aniversário de São Luiz Gonzaga 329 anos 2016

Notícia: São Luiz Gonzaga, prefeito Junaro recebe Portal das Missões

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...