Notícias

23/09/2016 09:26


Otávio Reichert - INTEGRANDO 24/09/2016

Conivente: “Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas.” Reinhold Niebuhr
A incógnita do meio termo por vezes nos leva à apatia, pode faltar coragem ou força de vontade para coibir ou corrigir algo errôneo. Com certeza o leitor já ouviu alguém dizer: “Não quero me meter!” “Que se danem!” “Não doendo nos meus calos...” Saibamos que isto, de não interferir, mesmo vendo ou percebendo, que facilita os fora-da-lei a se infiltrar ainda mais na sociedade. Do erro se perpetuar, quando dizemos: já era assim, estava assim. Cito um exemplo:
No Exército, dantes tempo, após o curso, se aprovado, a nota final do candidato não era o primeiro quesito à promoção e sim por indicação. Este critério foi determinada em 2001. Pois bem: em 2002, após o curso de cabo, o 2º colocado seria promovido dali dois dias, e eu sargento na época, ouvi a queixa do soldado preterido. O capitão da companhia disse que nada faria, até porque o martelo já estava batido. Solicitei permissão para levar o caso à instância superior. Quando o Secretário levou a situação ao comandante, este achou justo e revogou o ato previsto, promovendo o 1º classificado.
Buenas! Conquistei o respeito de muitos, mas também o despeito de um major e seu auxiliar. Faz parte! Dentre minhas virtudes está o da ousadia, mas no item sensibilidade por vezes sou falho. É importante saber a melhor maneira de abordar um problema, tanto para reivindicar a escalão superior, como também ao subordinado. O mais importante, porém, é não sermos coniventes.

Segredos do churrasco: (Parte II) No RS, ainda considerando a carne de gado, a costela é a mais procurada. Em várias regiões do Brasil, porém, a costela é pouco apreciada, com preço módico. Outra diferenciação regional: do corte desta carne ser no sentido longitudinal. Também percebe-se, principalmente nas regiões nordeste e norte, da costela ter camada de carne mais fina.
Pelo osso da costela podemos diferenciar a provável idade do animal, bem como distinguir se de macho ou fêmea: se as duas laterais (osso) forem pontiagudas (afiladas) é macho. Já sendo fêmea um das laterais é arredondada.

Buenas: Churrasco pode ser assado em aparelhos elétricos, a carvão, com lenha em labaredas, e afirmo: a maneira de assar a carne altera significativamente o sabor final. Convém distância razoável ao calor, evitando queimar a carne. E fogo muito fraco é um complicador para um bom assado, deixando-a crua por dentro.
Em churrasqueira não rotativa, evite virar e revirar o espeto, o que faz a carne secar. Convém assar primeiro o lado com osso ou da carne menos gordurosa. Nas carnes mais gordas, atente para não queimá-la, evitando gosto amargo.

Sal: O gaúcho prefere somente com sal grosso, puro. Tempere, no máximo 30min. antes de levar a carne no fogo. Ainda temos os que preferem temperá-la depois de selar a carne, que é deixar a carne uns 5minutos bem próxima ao fogo.
Outra forma, antiga e interessante, é deixar a carne em molho, a 3% de sal fino (até 24h), acrescida com temperos, o que resulta num sabor especial. 

Filosofia: Um mestre oriental viu uma cobra sendo queimada e decidiu tirá-la do fogo, mas quando o fez, a cobra quase o picou. Por reflexo o mestre soltou-a, que novamente caiu no fogo.
O mestre foi tirá-la pela segunda vez e a cobra novamente tentou picá-lo. O discípulo, que o observava, aproximou-se do mestre, dizendo:
- Mestre! Já entendi que ela sempre vai tentar picá-lo!
O mestre então explicou: - A natureza da cobra é picar, mas isto não vai mudar a minha, que é ajudar. Então, com um pedaço de madeira o mestre tirou a cobra do fogo e salvou sua vida.
Não mude sua natureza só porque alguém lhe fez algum mal. Não perca a sua essência, apenas tome precauções. Preocupe-se mais com sua consciência do que com a reputação, porque a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, não é problema nosso... é problema deles!

Câncer de pele: Estudos recentes mostraram que, após cinco anos, pessoas com atividades ao ar livre têm três vezes mais chances de desenvolver tumores do tipo não melanoma, o mais comum entre os tipos de câncer de pele.

Rugas e olheiras: Uma ‘Segunda pele’ criada por cientistas promete reduzir temporariamente a flacidez da pele e eliminar as bolsas abaixo dos olhos. Isto conforme cientistas americanos.

Humor: Num congresso internacional, o médico alemão disse: - Na Alemanha fizemos transplante de um dedo e em 4 semanas o paciente procurou emprego.
O médico espanhol: - No meu país transplantamos um cérebro e em 6 semanas o paciente conseguiu emprego.
O grego: - Recuperamos bêbados! Em 15 dias o bebum voltou ao emprego.
E o médico brasileiro, rindo: - Isso não é nada! No Brasil pegamos um cara sem dedo, sem cérebro e chegado numa pinguinha. Ao colocá-lo na presidência o país inteiro está procurando emprego.

Colunas anteriores, informações e contatos de Otávio Reichert.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...