Notícias

08/11/2016 19:51


Sala de Projeção Junto a Venda do Bonifácio

Num dos recantos mais sagrados para os gaúchos, monumento a Jayme Caetano Braun, no Complexo Turístico foi realizado o lançamento de videodocumentário sobre a vida e a obra de Jayme Caetano Braun, com a presença de convidados, amigos e admiradores do nosso maior pajador. A obra, produzida pela jornalista Karin Schmidt, com o apoio da Chefe do Setor de Turismo Sandra Ferreira e do escultor Vinícius Ribeiro, foi apresentada em uma das salas do Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun, local de visitação e preservação da memória de nosso maior payador.
Ao início das exibições, a turismóloga Sandra Ferreira explanou características da poesia de Jayme, a qual tornou-se referência do estilo e que evidencia o município através da célebre frase: 
“não é à toa, chomisco, que eu sou de São Luiz Gonzaga”. 
Para homenagear Don Jayme entre várias personalidades, parentes e autoridades estava Don Ortaça que deu a todos um pouco de carinho e atenção, lembrou que talvez diria Don Jayme pajasse...
“_Dá uma chegada sem pressa
Na venda do Bonifácio
E verás Tio Anastácio
Que viveu e morreu guacho,
Vê também o barbicacho
Este que levo comigo,
Presente do meu amigo
Lá do meu pago buenacho!” 

Ou 
“_Entre a ponte e o lajeado
Na venda do Bonifácio
Conheci o tio Anastácio
Negro velho já tordilho
Diz que mui quebra em potrilho
Hoje pobre despilchado
De tirador remendado
Num petiço douradilho”.

A OBRA - O videodocumentário, com duração de 18 minutos, apresentou os depoimentos dos primos do payador, Gelsa Ramos de Moraes e Juca Ramos, do escultor Vinícius Ribeiro e dos músicos Pedro Ortaça e Glênio Fagundes. Permeado de música, poesia e belas imagens captadas da casa onde nasceu e da terra onde viveu, bem como de apresentações ao longo de sua carreira, o videodocumentário emocionou a todos os presentes pelo toque poético e sentimental do material, sendo muito aclamado após a exibição. 
PRODUTORES E PATROCINADORES - O videodocumentário, idealizado pela Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, foi produzido por Karin Schmidt, jornalista natural de Roque Gonzales, com o apoio da turismóloga Sandra Ferreira, do escultor Vinícius Ribeiro, do prefeito Junaro Figueiredo e do secretário Alex Rodrigo Nunes. A concepção da obra foi possível graças ao patrocínio das seguintes empresas, que acreditaram no potencial do videodocumenário: Rede Vivo; Cometa Hotel; Bistrô Gelatto; Restaurante Malagueta; Restaurante Degustare; Ivo Hotel; Inducal; Hotel do Mário; Vinícula FIN; Restaurante Cantina; ABASE Sistemas e Soluções; AUDITEC Escritório de Contabilidade; e RM Projetos Assessoria e Consultoria.
 “Venda do Bonifácio” junto ao Complexo Jayme Caetano Braun está aberta para visitação, o Centro de Comercialização de Artesanato e Souvenir e lanches. Um verdadeiro e maravilhoso Bolicho para os visitantes e turistas da região.
O novo Centro de Comercialização receberá o nome de “A Venda do Bonifácio”, em alusão a um amigo do payador, citado em algumas de suas letras.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...