Detalhes do Site

São Borja, Região das Missões, Terra dos Presidentes.



    Povo que não sabe de onde veem, não vai a lugar nenhum. São Borja, Região das Missões, Terra dos Presidentes. Única cidade do Brasil onde nasceram três homens que ocuparam o cargo de Presidente do Brasil.
    Cidade fundada em 1682 pelos Padres Jesuítas, a primeira dos Sete Povos das Missões, São Borja tem a civilização mais antiga do estado e uma das mais antigas do Brasil, sendo povoada ininterruptamente desde sua fundação, situada na fronteira oeste do estado cruzando o rio Uruguai entramos na Argentina.
    Que Mistérios Guarda a Região Missioneira, que gerou homens com personalidades fortes, amados e odiados, que seus atos ultrapassaram gerações, com reflexos na mudança de comportamento de uma nação inteira. Seus nomes foram bastiões de exemplo em todo o país. 
    O cargo maior, disputado em todo o país, de Presidente da República foi ocupado por três Missioneiros, Getúlio Vargas, João Goulart e Ibsen Pinheiro, a Lei Estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", por ser cidade natal de dois ex-presidentes do Brasil, eleitos para o cargo: Getúlio Vargas e João Goulart e de Ibsen Pinheiro que ocupou interinamente a Presidência da República em 1992, devido ao impeachment de Collor.
    Isso é um dado histórico e muito importante para a Região das Missões, temos um grande numero de missioneiros que foram destaque e são exemplos de vida. Esses exemplos têm de se cultuar e exaltar, a que guardar para aprender com suas histórias de vida, seus erros e acertos.
    São Borja gerou em suas terras políticos e profissionais das mais diversas atividades nativos e adotados como Leonel Brizola que fez verdadeiras revoluções atráves da sua palavra e exemplo ou Aparício Silva Rillo que adotou esta cidade e deste Porto influencio toda uma cultura através dos Troncos Missioneiros e os Angueras.  
    Caso fossemos focar em São Borja nos lembraríamos das vivencias do Barão de São Lucas, Herói da Guerra contra o Paraguai, ainda grandes políticos, como o Coronel Apparício Mariense da Silva, Leonel Brizola, Tarso Genro e outros. Poderíamos citar exemplos culturais como Telmo de Lima Freitas ou Mano Lima e tantos outros, heróis que através de Trabalho, vocação ou exemplo fizeram a grande diferença, do Peão ao Executivo...
    A Região das Missões é abençoada por sua história, miscigenação e exemplos, tivemos e teremos sempre espaço singular na história do Riogrande do qual somos o berço e não há Brasil sem Riogrande! Esses nossos grandes heróis, que encardidos desta terra vermelha fizeram a diferença quando tinham as rédeas na mão em suas decisões, arcando com o peso dos acertos e erros. O povo que conta suas histórias e lendas, trabalha sua autoestima e educação, não é bairrismo é historia.

  • Sobre

  • Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever seus personagens missioneiros, e temos tantos, pessoas que lutaram pela emancipação dos municípios, família que colonizaram, homens e mulheres que geraram costumes e fundaram piquetes, associações, empresas e tantas instituições que influenciaram e alteraram suas comunidades.  Exemplos, heróis vivos com nome, sobrenome, apelidos ou CNPJ. Lendas, costumes, vão assim, de depoimento em depoimento, montando a história do local, de seu povo e a visão que ele faz sobre si e para si.
    Envie-nos suas histórias, heróis, costumes, receitas para atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os Sete Povos das Missões, Reduções Jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.
    Talvez Jayme Caetano Braun dissesse hoje, Quem conta sua história não precisa viver a vida dos outros!

Informações

São Borja, Região das Missões, Terra dos Presidentes.
São Borja, RS
São Borja, Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato