Detalhes do Site

Centro de Tradições Gaúchas Tio Bilia



    Pertencente a 3ª Região Tradicionalista  e filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG 
    A história do CTG Tio Bilia iniciou quando várias famílias de moradores da zona leste do município de
    Santo Ângelo tiveram a iniciativa de criar um local onde fosse possível cultuar e reverenciar as tradições
    gaúchas e proporcionar aos jovens um espaço dinâmico e democrático para que pudessem também expressar suas ideias e aprender com os mais experientes o respeito pela cultura rio-grandense.
    HISTÓRICO DO CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS TIO BILIA
    Inicialmente foi elaborada uma listagem com 93 nomes de pessoas que moravam no Bairro Pippi, este projeto foi liderado por Nadir Ferreira Sommavilla, Edeli Devicari e Marlene Jarutais Dias e a primeira reunião aconteceu no dia 2 de novembro de 1992, ficando esta como a data de fundação da entidade tradicionalista, que usou a estrutura do salão paroquial da Paróquia Santo Antônio do Bairro Pippi para acolher os participantes fundadores do CTG.
    Na segunda reunião, em 13 de novembro de 1992, uma assembleia decidiu formar uma comissão com 3 casais para coordenarem o que seria então o início de uma patronagem para o Centro de Tradições de Tio Bilia, os casais escolhidos foram: Adilon e Terezinha Queiroz, Alberi e Nadir Sommavilla e Antonio e Edeli Devicari.
    No dia 26 de novembro de 1992, uma reunião na residência de Alberi Sommavilla, criou uma comissão
    composta por seis pessoas: Gilberto Porazzi, Alberi Sommavilla, Nadir Ferreira Sommavilla, Antonio Devicari, Edeli Devicari e Elói Bom, este grupo deu início a elaboração do Estatuto da entidade, sendo que neste mesmo dia, foi elaborado um ofício endereçado a Senhora Donatilla, viúva do compositor missioneiro, Antonio Soares de Oliveira, comunicando que: Em homenagem ao “Rei da 8 Baixos”, o CTG receberia o nome de “Tio Bilia”, como era conhecido o famoso gaiteiro.
    O CTG Tio Bilia destaca-se pelos seus eventos e pela culinária, mas também ocupa boa parte de suas atividades com a cultura, através dos desfiles temáticos, cavalgadas, semana da paz, gincana cultural e social, fandango da prenda jovem, festivais de gaita ponto, cursos de danças, missa crioula, semana crioula, fandango tipicamente pilchado, música tradicional gaúcha, promoção de talentos individuais e grupos de danças de todas as idades, desde dente de leite, mirim, juvenil, adulto e xiru.
    O auge de nossa entidade tradicionalista aconteceu com as conquistas de Peões e Prendas que nos
    representaram nos Entreveros e Cirandas Regionais e Estaduais: O CTG Tio Bilia destaca-se pelos seus eventos e pela culinária, mas também ocupa boa parte de suas atividades com a cultura, através dos desfiles temáticos, cavalgadas, semana da paz, gincana cultural e social, fandango da prenda jovem, festivais de gaita ponto, cursos de danças, missa crioula, semana crioula, fandango tipicamente pilchado, música tradicional gaúcha, promoção de talentos individuais e grupos de danças de todas as idades, desde dente de leite, mirim, juvenil, adulto e xiru.
    Atualmente o CTG conta com um vasto quadro social, invernadas de danças, prendas e peões que seguem
    fazendo história, nesta instituição tradicionalista que honra, acata e reverencia os vinte e nove itens da Carta de Princípios que rege o MTG, bem como cumprir o seu Estatuto Social, Regimentos, Regulamentos, Normas e Portarias.
    A patronagem que administra a entidade é composta por membros associados, buscando sempre proporcionar aos integrantes do quadro social que desenvolvam suas habilidades de acordo com a cultura gaúcha, valorizando usos e costumes nas diversas áreas como artística, campeira, social e solidária.
    Além disso, o CTG preserva um espaço de convivência igualitária, promovendo a inclusão social de crianças, jovens e adultos, através de suas atividades, sempre realizadas em grupos e cumprindo os itens que regem a “Carta de Princípios” do MTG, especialmente no item IXº - Lutar pelos direitos humanos de Liberdade, Igualdade e Humanidade.
    “Que ao nascer de cada dia se renove em nossos corações o sentimento de amor à nossa terra, às nossas
    raízes e as tradições. Que tenhamos a grandeza e a sabedoria de propagar a cultura, os costumes e a nobreza de espírito, daqueles que um dia com heroísmo e bravura fizeram nossa história.

  • Sobre

  • Notícia: 25 anos​ do Centro de Tradições Gaúchas Tio Bilia
    Vídeo: CTG Tio Bilia - Baile Semana Farroupilha 2015 - vídeo 1 
    Vídeo: CTG Tio Bilia - Baile Semana Farroupilha 2015 - vídeo 3 
    Vídeo: CTG Tio Bilia - Baile Semana Farroupilha 2015 - vídeo 1 
    Vídeo: Nova Patronagem CTG Tio Bilia, Santo Ângelo RS. 
    Vídeo: Apresentação CTG Tio Bilia 
    Vídeo: CTG Tio Bilia apresentação para Consul's. 
    Vídeo: Apresentação 20 de Setembro em Santo Ângelo 2016 
    Imagem: CTG Tio Bilia - Baile Oficial Semana Farroupilha 2015 - Baile 
    Imagem: CTG Tio Bilia - Baile Oficial Semana Farroupilha 2015 - Cenas do Salão. 
    Imagem: Representantes da América Central visitam CTG Tio Bilia. 
    Imagem: Nova Patronagem Tio Bilia 06/02/15 
    Imagem: CTG Tio Bilia Semana Farroupilha 2016 
    Notícia: CTG Tio Bilia faz Grande Fandango. 
    Notícia: Baile da Nova Patronagem do CTG Tio Bilia. 
    Notícia: Empossada nova Patronagem do CTG Tio Bilia 

Informações

Centro de Tradições Gaúchas Tio Bilia
CEP 98801000 - Santo Ângelo, RS
Rua Odão Felippe Pippi – Nº 970, no Bairro Pippi


Formulário para contato