Detalhes do Site

Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá



    A colonização de Boa Vista do Buricá iniciou nos anos 1920, quando terras na região conhecida como "além Buricá" foram loteadas. Jacob Schneider e Emílio Muller, teuto-brasileiros, foram os pioneiros em 1928.

    Enfrentando condições precárias, os colonizadores deixaram suas terras em busca de melhores condições de vida. Pequenos grupos de caboclos e bugres habitavam a região, mas cederam espaço à medida que as terras eram legalmente adquiridas.

    Além dos teuto-brasileirosfamílias de descendentes de italianos também contribuíram para a formação da população. A colonização trouxe desafios, como falta de infraestrutura e escassez de alimentos, mas a cooperação permitiu a rápida estruturação da sociedade.

    Dicionário: Teuto-brasileiro é a designação genérica que se atribui aos grupos de des- cendentes dos imigrantes alemães que colonizaram, a partir do século XIX, os espaços destinados pelo Governo brasileiro ou por empresários particulares para sua ocupação sistemática, sobretudo nos Estados do Sul.

    Boa Vista do Buricá foi designada como o 11º Distrito em 1933, com sede em Santa Teresinha. Durante a Segunda Guerra Mundial, a proibição de falar alemão gerou conflitos entre a população e as autoridades.

    O município foi oficialmente criado em 1963, após um segundo plebiscito. O nome "Boa Vista do Buricá" destaca a visão panorâmica das cabeceiras do Rio Buricá e faz referência à abundância de coqueiros na região.

    Ao longo dos anos, a preservação ambiental foi uma parte integrante da história, com os colonizadores valorizando os coqueiros por seu papel no fornecimento de alimento para o gado e recursos naturais.

    A jornada histórica de Boa Vista do Buricá destaca não apenas os desafios superados, mas também a riqueza cultural e ambiental que moldaram a identidade do município.

  • Sobre

  • Boa Vista do Buricá, município cuja colonização iniciou na década de 1920, se destaca por sua rica história e superação de desafios. Inicialmente colonizado por teuto-brasileiros, o local testemunhou a formação de uma comunidade diversificada, incluindo descendentes de italianos.

    Enfrentando adversidades como a proibição do uso do alemão durante a Segunda Guerra Mundial, a população demonstrou resiliência e cooperação. Hoje, o município, com aproximadamente 7 mil habitantes, preserva não apenas sua história, mas também o meio ambiente, evidenciado pela integração sustentável com os coqueiros locais. Boa Vista do Buricá destaca-se não só pelo seu passado, mas pelas potencialidades culturais e ambientais que moldam sua identidade única.

     

Informações

Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá
CEP 98918000 - Boa Vista do Buricá, RS
Av. Três Passos, 271, centro
Telefone: (55) 3538-1115

Formulário para contato