Detalhes do Site

Monumento ao Dr. Osvaldo Aguiar Teixeira



    Dr. Osvaldo Aguiar Teixeira é uma personalidade de grande destaque em Tucunduva, no Rio Grande do Sul. Ele foi um dos pioneiros e idealizadores da emancipação do município, desempenhando um papel crucial na formação da cidade como a conhecemos hoje. Seu legado é evidente e por isso, seu nome é imortalizado em diferentes realizações da cidade, como no Hospital Dr. Osvaldo Teixeira, uma instituição de saúde vital para a comunidade local. Além de ser um catalisador para a emancipação do município, Dr. Teixeira também foi um importante promotor do desenvolvimento de Tucunduva, contribuindo significativamente para o progresso e crescimento da cidade. Seu impacto e contribuições para Tucunduva são inegáveis e continuam a ser sentidos até hoje.

    O monumento, inaugurado em  22 de dezembro de 1963, é uma forma de homenagem e agradecimento da comunidade.

  • Sobre

  • Tucunduva, é um dos municípios que integram a Rota Turística do Rio Uruguai, fica próximo de Santa Rosa e distante cerca de 500 quilômetros de Porto Alegre. A cidade foi fundada em 10 de setembro de 1959 e tem uma população de 5.542 habitantes, conforme o Censo de 2022. A economia do município é baseada em atividades agropecuárias, com destaque para a produção de soja, trigo e milho.

    história de Tucunduva remonta ao ano de 1920, quando as primeiras fontes de colonização vindas de Bento Gonçalves chegaram à região. Os primeiros habitantes eram originários de diferentes grupos étnicos, como alemães, italianos e poloneses. A cidade, cujo nome é uma homenagem a João Tucunduva, um dos primeiros moradores encontrados pelos colonizadores, é conhecida por suas ruas arborizadas proporcionando sombra e conforto aos pedestres e veículos durante o verão.

Informações

Monumento ao Dr. Osvaldo Aguiar Teixeira
CEP 98930000 - Tucunduva, RS
Rua Duque de Caxias, 69 - Centro
Telefone: (55) 3542-1059

Formulário para contato