Detalhes do Site

Pousada das Missões



    A Pousada das Missões é um complexo de edificações temáticas, situadas ao lado do Patrimônio Cultural da Humanidade Ruínas de São Miguel Arcanjo, implantadas sobre um terreno com área de aproximadamente 2.400m2 em área de pequeno aclive, ao lado do sítio arqueológico de São Miguel das Missões. Numa área construída de 1.453.26m2, com espaços de convivência localizados na área frontal do prédio, e unidades de apartamentos distribuídas em duas alas, a norte e a sul, a 450 em direção ao fundo do terreno.

  • Sobre

  •      O plano de tematização para a pousada tem o objetivo de estabelecer entre os diversos espaços e o visitante uma relação de leitura e apreensão a partir de elementos relacionados a alma e essência deste lugar, envolvendo-o em um novo universo de experiências.
         Toda a paisagem na região das Missões, tem de alguma forma um valor místico atribuído, por ter sido transformada inicialmente com a contribuição de nativos vinculados ao mundo guarani do Século XVI e pela apropriação do universo tátil que esta natureza proporcionava. Nos vários layers de história estão todas as transformações e momentos que configuraram a paisagem rural e urbana que temos hoje, nos seus aspectos físicos, socio-econômicos e culturais.
         A tematização contempla, exatamente isto, tudo o que está entre o céu e a terra e que essencialmente participou na configuração do meio que temos hoje.
    No âmbito individual e coletivo, o turista é o protagonista da nossa experiência de tematização, o elemento essencial ao desenvolvimento e sucesso desta ação.
         Ao longo dos tempos, o viajante (pode-se considerar aqui, desde os povos nômades, os povos conquistadores até o viajante turista de hoje) viveu uma poderosa e persistente experiência humana, tendo desta maneira participado, de uma forma ou de outra, dos processos de conformação de várias civilizações, em diversas eras da nossa história, figurando no mundo místico das mais variadas culturas.
    Em parte, a experiência missioneira aconteceu num destes nichos, nos Sete Povos das Missões como experiência de catequização, e desta resultaram grandes transformações, das quais conhecemos o caráter real e utópico desde seu início até o trágico desfecho estabelecido pelas conveniências políticas da época.
    vNa tematização consideramos todo o conteúdo material e simbólico contido não apenas nesta história e seu desfecho, mas também na paisagem na qual hoje, nosso espaço físico está inserido.
    Neste contexto, a tematização mantém o viajante alerta e sensível aos aspectos simbólicos da cultura-tema, o mundo Guarani e Missioneiro, mantendo-o ativamente num processo de conhecimento, troca e fruição dos elementos próprios das transformações ocorridas nesta cultura.
         Se por um lado buscamos tratar esta tematização como mote para um estado de apreensão e curiosidade em relação ao local, é muito importante considerar que para o público escolar e especialmente crianças e adolescentes este mote será catalizado pelos aspectos lúdicos do material proposto.
         Estão sendo trabalhados os nomes e elementos notáveis na história e relações entre o mundo guarani e o mundo dos jesuítas – no caso a Missão. Uma abordagem temática está sendo dada a identidade visual, ao tratamento de mobiliário, ornamentos, artesanato, revestimentos,etc...
         Em três segmentos, abordamos tematicamente o céu (no sentido astronômico, a região missioneira tem um dos mais belos céus estrelados que alguém pode ver), com um projeto para um observatório sobre uma torre cilíndrica. Entre o céu e a terra pela nomenclatura em língua guarani, estabelecida para as unidades de uma das alas. E a terra, pela iconografia de fauna e flora utilizada no desenvolvimento de produtos artesanais na região, incorporados à decoração dos espaços internos.

     

Informações

Pousada das Missões
CEP 98865-000 - São Miguel das Missões, RS
Rua São Nicolau - 601 ao lado das Ruínas de São Miguel, Patrimônio Cultural da Humanidade
Telefone: (55) 3381-1202
Telefone2: (51) 99808-2928
Telefone3: (55) 99638-6360

Formulário para contato