Detalhes do Site

Igreja Santa Lúcia ou Santa Luzia



    Construída pelos primeiros Migrantes Católicos. Igreja de Nossa Senhora dos Ólhos. A pedra fundamental de seus alicerces data de 1935, reformada pela comunidade e pintada artisticamente em 2013. Celebra encontros semanais da comunidade, mais do que um ponto de destaque por sua suavidade e capricho nos detalhes, é um ponto de convergência, de acontecimentos históricos e eventos que objetivam a comunhão e harmonia de Caibaté. 
    São Roque Gonzales - Santo Padre Jesuíta Missioneiro
    Fonte Caaró dos Jesuítas 
    Monumento ao Coração do Santo Padre Jesuíta Roque Gonzáles
    Via Sacra de Caaró 
    2014 Romaria no Santuário dos Martíres do Caaró 

    Monumento Aos Santos Mártires Na Praça Viru Kliemann Projeto Louvados Caibaté 

  • Sobre

  • História e vida da Santa Luzia
    Santa Luzia nasceu por volta do ano 280 d.C. em Siracusa na Itália, sendo filha de pais nobres.
    Perdeu o pai ainda bem pequena, foi criada pela mãe Eutichia e através desta conheceu o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo e a verdade cristã.
    Decidia pela consagração fez votos perpétuos de castidade.
    Eutichia começou a sofrer de grave enfermidade hemorrágica e Luzia sugeriu à mãe que visitassem o túmulo de Santa Ágata, muito venerada à época, na cidade de Catânia, por acreditar que obteriam o milagre da cura.
    No local, Luzia pediu à mãe que suplicasse a intercessão da Santa junto a Jesus pelo milagre desejado.
    Santa Luzia teve então uma visão de Santa Ágata dizendo-lhe que ela mesma já tinha conseguido, com sua fé, a cura de Eutichia.
    Imediatamente Luzia orou ao amor de Jesus e sua mãe estava livre da doença.
    Voltando a sua cidade doaram todos os seus bens e riquezas aos pobres.
    Um jovem, enamorado de Luzia e com raiva pelos votos de dedicação ao cristianismo e um suposto acordo familiar de casamento desfeito, denunciou a santa às autoridades locais, que a mando dos romanos perseguiam e prendiam os seguidores de Cristo.
    Luzia foi presa e em não abdicando de sua fé e de seu amor a Jesus, foi condenada a morte.
    Conta a tradição que foi também dito que antes da morte a levassem a pior parte da cidade para que fosse prostituída, mas nem os soldados mais fortes conseguiram retirá-la do lugar, firme e imóvel como uma coluna, pois Deus não permitiria tal tortura e que quebrasse seus votos a Ele dedicados.
    Outra história conhecida é a de que teve seus lindos olhos retirados como terrível castigo, mas qual não foi a surpresa que no dia seguinte Luzia tinha novamente seus olhos intactos restituídos pelo amor de Deus, como se nunca os tivessem tirado.

Informações

Igreja Santa Lúcia ou Santa Luzia
Caibaté, RS
R. Dom Hermeto,521
Telefone: (55) 3355-1241