VIDEOS

São Francisco Xavier e o tesouro do Samurai – Desenho.

São Francisco Xavier, o santo missioneiro.
“Senhor aqui estou, o que quer que eu faça, envia-me para onde queres”.
A Igreja que na sua essência é missionária teve no século XV e XVI uma grande estratégia para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. 
Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.
Vaidoso e ambicioso buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado cofundador da Companhia de Jesus. Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir à missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes.
Pretendia evangelizar na China e pôs-se a caminho, mas na Ilha de Goa, no sul da Índia, Asia, perto da China, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.
Esse santo missionário morreu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Esse Santo Missioneiro é patrono de Porto Xavier, Região das Missões, RS, e no dia 03 dezembro e feriado municipal e dia de festejos municipais.
Segundo a crença, o corpo do santo, que morreu em 1552, é ‘incorruptível’. Uma relíquia (o braço direito) está conservado na Igreja de Jesus, no centro de Roma. Na época do domínio português na Ásia, Goa era considerada a “Roma dos Trópicos” e Francisco Xavier, um dos fundadores da Companhia de Jesus, foi enviado pelo Papa como Núncio Apostólico.
Mais detalhes sobre os restos mortais de São Francisco Xavier, grande santo missioneiro, clique aqui.

 

Outros videos

CTG e Entidades na 6° Festa do Arroz Carrete...

CTG e Entidades na 6° Festa do Arroz Carrete...

Com mais de 20 entidades tradicionalistas e sociais imbuídas em confeccionar o carreteiro, e mostrar sua colaboração na conjuntura local, os participantes tiveram a oportunidade saborear os diversos temperos, misturados ...

Ver detalhes »

Trova no 6° Festa do Arroz Carreteiro São Lu...

Trova no 6° Festa do Arroz Carreteiro São Lu...

Trova no 6° Festa do Arroz Carreteiro São Luiz Gonzaga - RS.

Ver detalhes »

Estela Caetano Latczuk no 6° Festa do Arroz ...

Estela Caetano Latczuk no 6° Festa do Arroz ...

Estela Caetano Latczuk no 6° Festa do Arroz Carreteiro São Luiz Gonzaga - RS.

Ver detalhes »