VIDEOS

Museu Getúlio Vargas Ganha Patrimônio Para Pesquisa

O Sr. Ronildo Oliveira da Silva, morador de Campo Grande, MS, pediu que Portal das Missões fizesse a entrega de uma doação particular do material que trás guardado como patrimônio de sua família ao Museu Getúlio Vargas em São Borja.
O quadro Presidencial, com certidão de autenticidade foi adquirido por seus pais na época que eram locados em uma colônia agrícola no sul de Matogrosso do Sul fundada e estruturada por Getúlio Vargas na década de 40, conhecida como CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados).
Com a troca da presidência, crise politica e a alteração no projeto agrário federal o quadro de Getúlio ficou sobre a guarda da família Silva, que getulistas foram acompanhando diversas literaturas sobre Getúlio Dornelles Vargas durante estas décadas e suas marcas na história brasileira. 
Para o doador, Sr. Romildo, _”O conhecimento cultural e fonte de informação das peças doadas deve estar ao alcance de um público maior, não restrito a um acervo particular. É muito importante para o Estado Brasileiro, a valorização do Museu Getúlio Vargas em São Borja, fonte e guardião dos principais materiais e documentos que pertenceram a este brasileiro que quando na presidência marcou a história e alterou os rumos do Brasil... por isto se fala a “Era Vargas”. 
Junto com o Quadro Presidencial acompanhara a doação os livros para a biblioteca do museu:
- Diário de Getúlio Vargas de 1930 a 1937 e de 1937 a 1942 (dois volumes), de Siciliano/FGV.
- O Homem que Matou Getúlio Vargas, de Jô Soares.
- Agosto, de Rubem Fonseca.
- Quem Matou Vargas, de Carlos Heitor Cony.
- Getúlio, de Juremir Machado da Silva.
- Dossiê Getúlio Vargas, de Daniel Rodrigues Aurélio.
- A Era Vargas, de José Augusto Ribeiro.
- O Dia que Getúlio Matou Aliende, de Flavio Tavares.
O Portal entrou em contato com a SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER – SMTCEL de São Borga Caroline Aquino e está agendando uma entrega deste material para ser integrado ao patrimônio do Museu Getúlio Vargas em São Borja, “A terra dos Presidentes” em seguida, as peças serão encaminhadas ao laboratório de pesquisa, catalogadas ao patrimônio do Museu e colocadas para exposição e pesquisa. 

Outros videos

Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú

Cerimônia de Entrega da Comenda Sepé Tiarajú

          COMENDA SEPÉ TIARAJU:           Em 07 de fevereiro de 2018, completam 262 anos da morte do herói missioneiro Sepé Tiaraju, morto em batalha durante a Guerra Guaranítica. Sepé Tiaraju foi um símbolo guarany mi...

Ver detalhes »

De Rapina por Wilson Paim de Otávio Reichert

De Rapina por Wilson Paim de Otávio Reichert

      DE RAPINA       Voando livre campereia o gavião. Vasculha a pampa por ser ave de rapina. Esconde as armas camufladas sob as penas, mas sem ter pena agarra a presa na campina Outros gaviões parcereiam a vida ur...

Ver detalhes »

9º Canto Missioneiro da Música Nativa 2016

9º Canto Missioneiro da Música Nativa 2016

Festival ocorreu de 8 a 10 de setembro, no Teatro Antônio Sepp e no Centro Histórico um dos principais festivais de musica nativistas do Rio Grande do Sul.  O vídeo ou cópia virtual do  9º Canto Missioneiro da Música Na...

Ver detalhes »