VIDEOS

Lagoa da Mortandade Eugênio de Castro

Local que foi palco de uma batalha em 17 de outubro de 1923, entre chimangos e maragatos. Lagoa da Mortandade - Revolta de 1923. 
“Queremos leis que governem os homens e não homens que governem leis”. 
Numa peleia de muitos, uns contra outros, conhecida como a batalha de Carajazinho, Maragatos e Chimangos, Tauras e Mauras, Irmãos contra Irmãos, lutavam entre si, com bandeiras do governo contra a elite dos estancieiros. Comandados por dois lideres, Honório Lemos (o Leão do Caverá) e General Flores da Cunha (Pica-pau). 
Na época o governador era Antônio "Chimango", seu Ministro da Guerra, Marechal Setembrino,  marca um encontro com Honório Lemos para tratar do inicio de um acordo de paz e por fim a revolta em Santo Ângelo. “Para os inimigos não se dá quartel” o General Flores da Cunha, negou-se a esse acordo indo ao encontro de Honório Lemos, o combate das duas tropas se deu de fato próximo a Lagoa do Chaine, (a família Chaine tinha um bolichão perto com parador e pouso e dava nome à localidade) que passou a ser conhecida como a, “LAGOA DA MORTANDADE”.  
Site: Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine
Site: Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine 

Site: Coqueiro Tridente da Lagoa da Mortandade
Vídeo: Lagoa da Mortandade Eugênio de Castro

Imagem: Lagoa da Mortandade (Chaine)
Imagem: CTG Ronda do Rio Grande e a Lagoa da Mortandade 

Vídeo: 
CTG Ronda do Rio Grande Eugênio de Castro das Missões
Vídeo: Um Coqueiro com três copas, O Tridente da Lagoa de Eugênio de Castro das Missões

Outros videos

GETÚLIO VARGAS EM SÃO BORJA - RS - EM 1952

GETÚLIO VARGAS EM SÃO BORJA - RS - EM 1952

II EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DE SÃO BORJA, presentes o governador Ernesto Dornelles, Protásio Vargas e deputado João Goulart.

Ver detalhes »

Rock de Galpão - Amigo Punk e Vento Negro

Rock de Galpão - Amigo Punk e Vento Negro

Rock de Galpão recebendo o Prêmio Açorianos de Música de Melhor CD Pop, e nosso vocalista Tiago Ferraz como melhor intérprete.  O Roque de Galpão tem se destacado em gráfico crescente divulgando de forma original a musi...

Ver detalhes »

Os Quatro Troncos Missioneiros por Jayme Cae...

Os Quatro Troncos Missioneiros por Jayme Cae...

Payada Os Quatro Missioneiros - Jayme Caetano Braun ---São quatro cernos de angico/Falquejados na minguante,/Que vêm trazendo por diante/Nosso tesouro mais rico,/Que há três séculos e pico/Os centauros nos legaram/Memór...

Ver detalhes »