VIDEOS

Jorge Guedes e Família em prol ao Monumento Cenair Maicá

     Não há como definir, medir ou dimensionar os reflexos e resultados do Jantar Show Baile em prol do Monumento a Cenair Maicá. 
O Clima de festa e confraternização entre os artistas foi uma maravilha, o publico interagiu de forma impar e todos se uniram com lembranças e histórias de Cenair Maicá. 
Nosso legado é forte e eterno.
Missões Terra que Brota Troncos, muitos se unirão para homenagear um dos nossos maiores nomes, Cenair Maicá e construir um monumento inserido em um projeto que unirá e protegerá a obra e mensagem do mais romântico e nativista dos Troncos.
O espaço se fez pequeno, uma noite que bateu todos os recordes, brincadeiras e abraços brotavam por todo o lado. 
Carinho e respeito foram a grande marca, autoridades, artistas e público trabalhando unida, harmônica e em perfeita comunhão, sobre a coordenação de José Roberto e a nobre presença de Don Pedro Ortaça. 
Todos tinham a certeza que a obra viva de Cenair Maicá estava lá, os Troncos Missioneiros... todos regados e protegidos pelo verdadeiro Espírito Missioneiro.  (Mais Imagens do Jantar Show Baile em prol do Monumento a Cenair Maicá)
Segundo Valter Portalete,     _"Por muitos anos, ‘pós guerra guaranítica’, a região missioneira do Rio Grande do Sul foi jogada no ostracismo, no que tange a história, memória e folclore. Muitos historiadores sonegavam partículas formadoras do DNA missioneiro. Quando espaços foram abertos, e a ciência foi desvelando segredos, a arte musical fez parelha, trazendo consigo a responsabilidade de contar, a seu modo, sobre a fecundação de uma região, explorada politica e economicamente por Portugueses e Espanhóis.  Por isso, a denominada 'musica missioneira', é uma musica nativa-regional estendida além das divisas geopolíticas, cunhada pela história da sul américa, trazendo em seu bojo uma temática social, histórica e política, com alma contestadora.
Cenair, junto a Jayme, Noel e Pedro Ortaça, é um destes 'troncos missioneiros', cujo canto 'bárbaro e doce', encanta plateias e traz uma vertente de luz à história das Missões, ao povo guarani e as nossas origens.
Eis a razão para que a comunidade desenvolvesse um projeto em homenagem a Cenair Maicá, com a construção de um monumento e o memorial da música missioneira em São Miguel das Missões.
Assim, como se estivessem seguindo o som das vozes ancestrais e a luz da história, dia 23/02/2019, os amigos de Cenair Maicá estiveram presentes no CTN Sinos de São Miguel em uma grande confraternização musical ( Jantar show-baile), cuja renda foi revertida em benefício da efetivação deste projeto. Como a cravar balizas que fortalecem aspectos sociais e culturais, estes amigos irão contar histórias e cantar memórias de todos nós". 
Todo o investimento será de origem vinda da iniciativa privada, as doações devem ser depositadas na conta SICREDI agencia 0307 conta 160585, contribua com esta homenagem a Cenair Maicá. Todas as contribuições serão listadas e gravadas em placa metálica junto ao alicerce do monumento.

Outros videos

Governança e desenvolvimento local e regiona...

Governança e desenvolvimento local e regiona...

Seminário de Tursimo Fenamilho Internacional - Santo Ângelo - RS Seminário de Turismo: Oportunidades e desafios para o desenvolvimento regional: Painel: Governança e desenvolvimento local e regional do turismo.

Ver detalhes »

19º Fenamilho Presidente da Feira Bruno Hess...

19º Fenamilho Presidente da Feira Bruno Hess...

Abertura da 19ª edição da FENAMILHO Internacional, no Auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo

Ver detalhes »

Lançamento do Vestibular de Inverno da Uri S...

Lançamento do Vestibular de Inverno da Uri S...

Ver detalhes »