Notícias

17/01/2020 18:00


Os Benefícios BUTIÁ Para SAÚDE

       Essa é uma fruta pouco conhecida, entretanto os benefícios do Butiá sã muito importantes para a saúde. Além do que, o termo Butiá é a designação comum às palmeiras do gênero Butia, nativas da América do Sul. Possuem em geral estipe médio, com cicatriz de pecíolos antigos, longas folhas penatífidas usadas em obras trançadas, e pequenas drupas comestíveis, com semente oleaginosa.
      Essa fruta ainda pode receber vários nomes, como à Butia capitata, uma palmeira de até 7 m, nativa do Paraguai, Brasil (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul), Argentina e Uruguai, cujo estipe é utilizado no fabrico de papel. De seus frutos, alaranjados, se faz geleia, licor, cachaça e vinagre, e das sementes, comestíveis, se extrai óleo.
      Também é conhecida pelos nomes de butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza.

Valor Nutricional:
Segundo uma tabela nutricional do IBGE (2011), para cada 100 gramas existem:

Mas, existem diferenças significativas nas propriedades nutritivas dos coquinhos, em função das espécies. Sendo assim, confira a seguir as principais razões para adicionar essa fruta na sua dieta:

Benefícios do Butiá Para Saúde:

      Benefício Para o Coração:
      Essa fruta contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.
      Ele é rico em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gordura é acionado por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA.

     É Rico em Proteínas:
    
Butiá é uma fruta rica em proteínas, o que pode ser muito útil para aumentar a massa muscular além de promover a saúde muscular.

    Ajuda a Controlar o Sistema Nervoso:
    
Os neurotransmissores como adrenalina e acetilcolina são feitos de proteínas, e são os responsáveis por transmitirem os impulsos nervosos que geram os pensamentos, as emoções e os comandos que fazem todo o organismo se movimentar e funcionar adequadamente.

    Ajuda a Produzir Anticorpos:
    
Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções.
    Além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes como zinco, selênio e ômega-3 também são importantes para manter uma boa imunidade. Veja dicas para aumentar o sistema imunológico.

     Rico em vitamina C, ele aumenta e muito a imunidade e protege o corpo contra agentes externos como bactérias e vírus. O seu consumo frequente deixa o organismo mais forte e impede doenças como gripes e resfriados. A vitamina C presente no fruto é abundante, até mesmo mais do que na laranja.

     Benefícios do Butiá para Aumentar a Imunidade:
     
Essa fruta é uma das principais fontes de vitamina C . A Vitamina C é um anti-oxidante natural, que protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colagênio na pele. Os Flavonoides como hesperetina, naringina e naringenina estão presentes nessa fruta. Eles são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

     Melhora a Digestão:
    
Rico em Fibras, o Butiá melhora a digestão e traz um efeito detox excelente para o organismo. Tudo isso faz com que a perda de peso possa ser acentuada e haja mais saúde de forma geral ao organismo.

    Benefício do Butiá Para a Saúde do Cérebro:
    
Um dos benefícios do Butiá está relacionada à saúde cerebral. As proteínas do Butiá são necessárias para produzir enzimas, hormônios e neurotransmissores que são essenciais para a função cognitiva.
    O cérebro requer um suprimento constante de aminoácidos para manter a concentração, foco e níveis de energia elevados.
    Estudos mostram que quando a privação de aminoácidos ocorre, o aprendizado e a coordenação sofrem, mas uma vez que todos os aminoácidos necessários são reintroduzidos na dieta, o aprendizado e as habilidades motoras melhoram.

    Benefícios do Butiá Para Melhorar a Digestão:
   
Ele é ricos em Fibras que ajuda no movimento intestinal adequado. Eles, juntamente com a vitamina C ajudam na produção e liberação de sucos digestivos, com isso irá ajudar na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos. Azia e inchaço pode ser reduzido pelo seu consumo.

    Ajuda na Prevenção do Câncer:
   
O câncer pode ser restringido pela sua ingestão. Ele contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno ajuda a estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.

     Ajuda a Gerenciar seu Peso:
    
Embora alguns estudos de pesquisa mostrem resultados conflitantes em relação a dietas ricas em proteínas versus dietas de baixa proteína, para manter um peso ideal ou perder peso rapidamente. Há muitas evidências de que a proteína ajuda a fazer você se sentir cheio e pode evitar o excesso de comida.
     Enquanto a mudança de dieta ou de estilo de vida deve ser personalizada para que a perda de peso seja efetiva. Estudos mostram que a ingestão de calorias controlada em associação com uma ingestão de proteína moderadamente alta pode ser uma estratégia efetiva e prática de perda de peso.
     Alimentos ricos em proteínas , como o Butiá, causam aumentam a saciedade em maior escala do que carboidratos ou gorduras, para que possam evitar o excesso na alimentação.

Como Usar:

     Bolo de Butiá:
    
Do Butiá é possível fabricar geleias, licores, doces, compotas, cachaças, vinagres, hoje se sabe que conforme a criatividade é uma fruta que se pode fazer tudo, além de nutritiva carrega um sabor singular.

Ingredientes:

  • 04 ovos:
  • 02 xícaras de açúcar:
  • 02 xícaras de leite:
  • 02 colheres de margarina:
  • 01 colher bem cheia de fermento royal:
  • 04 xícaras de farinha de trigo.

Como Fazer:
Bater as gemas com açúcar até ficarem cremosas. Após colocar os outros ingredientes e por fim, de forma delicada às claras em neve.

Cobertura:
01 xícara de polpa picada e cozida em 1 e 1/2 xícara de açúcar. Coloque a massa em forma untada e cubra com a polpa. Reserve a calda que deverá ser passada no bolo depois de assado.

Fonte Saude dia
Douglas Medrado

 

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...