Notícias

23/02/2021 16:33


Entidades e regiões tradicionalistas realizam atividades alusivas à Semana da Paz

Texto: Alessandra Hoppen 
 A Semana da Paz, que celebra o fim da Guerra dos Farrapos ocorrido em 1845, será comemorada em várias cidades do estado. Na região das missões, o CTG Tio Bilia, de Santo Ângelo (3ªRT), realizará a sua programação utilizando como temática “Reflexões sobre a pandemia”. As celebrações terão início nesta segunda-feira (22), com palestras e oficinas que se estenderão até sexta-feira (26), e no domingo deverá acontecer a XIV Cavalgada da Paz. As atividades serão transmitidas pela página do Facebook do MTG, durante os três dias.
Já na 4ªRT, a coordenadoria estará realizando sua programação virtual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alegrete, tendo como tema: “Uma cultura de paz entre o eu, o outro e as mídias sociais”. Serão cinco dias de atividades, com início também nesta segunda-feira, às 19h. Na terça (23), deverá ocorrer a Missa da Semana da Paz, na quarta (24) palestra com a 1ª Prenda do RS, Gabriela Sarturi Rigão, na quinta (25) tributo a Telmo de Lima Freitas e também live show com Cristiano Fantinel, e na sexta (26) o encerramento das atividades.
No norte do estado, em Passo Fundo, a 7ª Região Tradicionalista realizará, pelo oitavo ano consecutivo, a Missa da Paz. A celebração acontecerá no dia 07 de março, às 18h, na Catedral Arquidiocesana de Passo Fundo, e tem como objetivo celebrizar a paz firmada após o fim da Revolução Farroupilha, que durou 10 anos, e também a união pelo amor, refletindo a harmonia no tradicionalismo.
A Semana da Paz foi instituída no 42º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1997, através da proposta do radialista Milton Mendes de Souza. A iniciativa, surge com o fim de celebrar a Paz de Ponche Verde, assinada em Dom Pedrito (foto), e ocorre do dia 23 de fevereiro ao dia 01 de março, já que esta última é considerada a data em que foi anunciada a paz, dando fim à Guerra dos Farrapos.  
 
Sandra Veroneze | Pragmatha Business
São Paulo: 11 98878 9079
Porto Alegre: 51 99370 0619

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...