Notícias

16/07/2022 12:18


Conhecimento, intercambio e vivência marca IV edição do Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões

Conhecimento, intercambio e vivência marca IV edição do Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões

Difundir a história que deixou o legado nas missões é a meta da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires, na caminhada rumo as comemorações dos 400 anos da chegada dos Jesuítas em solo missioneiro, a ser celebrada em 2026. O   IV Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões, realizado em Caibaté no dia 15 de julho consolidou mais uma vez a mobilização regional para conhecer suas origens e valorizar esta herança recebida. Com 510 inscritos e 14 horas de duração o evento no formato híbrido encerrou coroado de sucesso mais uma vez.

A programação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Caibaté, em parceria com a Cátedra Unesco Fronteiras e Migrações, da Universidade Federal de Santa Maria, e    Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires. Com sede na Associação dos Funcionários da Cermissões em Caibaté, e realizada em apenas um dia a programação iniciou às 8h00min e encerrou as 22h.

Com a participação de profissionais da educação, historiadores, turismólogos, e comunidade acadêmica que pesquisa sobre a história das missões, a programação no formato híbrido também integrou palestrantes e estudiosos do Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai. O tema central nesta edição foi: “Missões Jesuítico-Indígenas: entre sombras e luzes; passado e futuro. Conforme dados divulgados pelo Portal das Missões, foram 610 solicitações para participar do evento e 510 inscrições efetivadas pela internet. Com 40 dias de divulgação online a programação do evento teve alcance de 2 milhões de pessoas que passaram pelo conteúdo exposto na rede, entre banner, publicidade online, notícias, vídeos, e Stories publicados.

O evento

Condensada em três turnos, para facilitar a participação de mais pessoas, a programação contemplou uma demonstração da vivencia cultural e artística de Caibaté, e também da região, com apresentações ligadas ao tema do Seminário. Também propiciou uma diversidade de conhecimento por meio do intercâmbio entre acadêmicos, professores e a demonstração local sobre as Missões Jesuítico-Indíginas. Além disso dialogou com a ação originária dos 30 povos, abrangendo palestrantes da Argentina e do Paraguai.

Com evento programado para ser um difusor de conhecimento a Educação Municipal de Caibaté se apropriou dos meios tecnológicos para que os participantes presenciais pudessem aproveitar o máximo do tempo no evento para troca de conhecimento e intercambio. Todos os inscritos tiveram acesso livre ao evento e puderam confirmar sua presença via QrCode, com disponibilidade durante cada turno do evento. Cada participante que confirmou sua presença nos três turnos do dia 15 de julho terá direito a um certificado de 12h, que será disponibilizado via e-mail pela Secretaria Municipal de Educação de Caibaté.

Com a presença da comunidade e estudantes do Ensino Médio e séries finais do Ensino Fundamental de Caibaté contemplou-se ainda o intercambio entre o pesquisadores, professores e jovens que terão o compromisso de manter vivo este legado histórico descrito como o Triunfo da Humanidade e transcorrido nas Missões.

Mesas Temáticas

Embasado no tema central mesas temáticas proporcionaram aos participantes um aprofundamento maior na história das Missões.

Pautaram o evento: - “As Missões Jesuíticas na Argentina: Luzes e sombras no futuro de um passado esquecido”,  ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Daniel da Paz (UNICEN – Argentina);  “La declinación de las Misiones después de la expulsión de los jesuítas”,  coordenada pelo Prof. Dr Alfredo Poenitz (UGD e CONEAU – Posadas/Argentina); Projetos de futuro e desenvolvimento sustentável da Região das Missões “Turismo Religioso em Misiones” Coordenada pelo Ministerio de Turismo/Provincia de Misiones/Argentina); “Ações voltadas à valorização do turismo na Região das Missões RS”  coordenada pelo Engenheiro Alvaro Theisen – (Coordenador do Grupo Grande Projeto Missões (GGPM/Brasil));  “Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento para o Futuro das Missões”, coordenada pelo Engenheiro José Roberto de Oliveira.

Também compôs a mesa de trabalho os temas: O Turismo na Região das Missões, desenvolvido pelo Prof. Dr. Artur Henrique Barcelos – “Patrimônio Missioneiro e Turismo: uma análise arqueohistórica” (FURG – Brasil)

“O papel da Trilha dos Santos Mártires no turismo da Região das Missões-RS”, coordenada pelo Mestrando Cleber Magalhães Tobias (ATSM – Brasil); “Planejamento e ordenação do turismo missioneiro”, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Ribeiro –(UFSM – Brasil);  História da Região das Missões pautada pelo Prof. Dr. André Luís Freitas Silva ;  “Os indígenas e as fases de formação das Missões na Banda Oriental do Rio Uruguai” (UFGD-MS/Brasil - Via videoconferência); A canonização dos Santos Mártires” (UNISINOS-SL/Brasil) coordenada pelo Prof. MCs Jefferson Nunes; “O turismo religioso no Santuário do Caaró” pautada pelo Padre Danilo Hertz; “Cacique e Pajé Nheçu do Caaró”, pautada pelo  Prof. Dr. Luiz Carlos Tau Golin – (UPF-Brasil);  As Missões depois das Missões: História, Educação e Educação Patrimonial pautada pelo Prof. Drdo Mauro Marx Wesz;  “Colonização e apropriação territorial nas proximidades de São Luiz Gonzaga: possibilidades da história agrária para Santa Lúcia” (UFSM/Brasil); Profª MCs Nadir Damiani – “O que se ensina sobre a História das Missões na Região das Missões?” (URI – Santo Ângelo/Brasil); Prof. Dr. André Luis Ramos Soares – “Educação Patrimonial na Região das Missões” (UFSM/Brasil).

Para encerrar a programação no turno da noite uma mesa de trabalho pautou o Patrimônio e Cultura Missioneira: Prof. Dr. Luís Andrés Villanueva – “Las Misiones del Paraguay” (UCSPP/Paragauay); Historiador Sergio Venturini – “Encontro de dois sonhos nas Missões Jesuítico-Indígenas: utopia e terra sem mal” (ATSM/Brasil); Prof. Dr. Júlio Quevedo – “O imaginário modernista missioneiro da década de 1940 nas artes rio-grandenses” (UFSM/Brasil).

A continuidade

Com a programação no formato híbrido o evento também ampliou a possibilidade de participação das pessoas interessadas na história das Missões. Desta forma o Portal das Missões, já disponibiliza todo o material em vídeo na sua página oficial, com as mesas temáticas pautadas no Seminário. Além disso um livro deverá ser confeccionado, sendo alocados todos os artigos e pesquisas apresentadas nas palestras.

Encerrada esta edição inicia a organização do V Seminário Internacional de Educação, Cultura e Turismo das Missões.

ASSISTA OS VÍDEOS DO EVENTO
MANHÃ
TARDE
NOITE

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...