Notícias

09/08/2023 11:49


Caibaté reúne integrantes dos 30 povos para integração e planejamento de ações conjuntas

O encontro aconteceu nesta terça-feira no Santuário do Caaró em Caibaté, no Brasil, e faz parte das reuniões preparatórias para a cúpula que acontece todos os anos em San Ignacio Guazú, no Paraguai. Comitivas internacionais participantes foram recepcionadas em São Miguel das Missões um dia anterior ao evento na segunda-feira dia 07 de agosto.

No encontro, do qual participaram cerca de 27 prefeitos do Paraguai, Brasil, Uruguai e Argentina, além de outras autoridades, foi novamente destacada a importância do valor histórico dos assentamentos jesuítas e guaranis na região e foi proposta uma nova reunião preparatória para a cúpula de 2024 para novembro deste ano em San Ignacio Mini.

A pauta contemplou mecanismos possíveis de cooperação entre os Povos; Formas de implementar as ações definidas de cooperação; Continuidade dos trabalhos após o encerramento do Encontro visando a efetiva Integração dos 30 Povos.

Para o Coordenador do Grande Projeto Missões, Alvaro Theisen este foi um dos maiores encontros já realizados por este grupo. “Realmente foi um encontro incrível e cuja audiência qualificada foi realmente um grande destaque pois nunca estiveram reunidos tantos intendentes e prefeitos da região Missioneira para tratar do tema da integração”, comemora Álvaro.

Como mediador do debate, José Roberto Oliveira, empresário e historiador das Missões destaca que estes encontros estão norteando um plano de ação individual, para cada município que abrange os 30 povos, e ao mesmo tempo coletivo integrando estes povos.

Para a Intendente de San Ignácio Guazú Cristina Ayala, estes encontros favorecem para iniciativas que geram melhorias na Educação, na difusão do conhecimento sobre a história, e contempla de forma direta o avanço para o turismo como foco na geração de renda para a população.

CarlosSartori, o Intendiente de Panambí, na Argentina destaca que esta integração é muito importante para o desenvolvimento da grande região Misões. “Em 2026 completam-se 400 anos da chegada dos jesuítas a esta região e estamos a preparar-nos com todas as equipas de cultura para resgatar esta história com o contributo das autarquias. A ideia é continuarmos nos integrando e que entre os quatro países possamos sustentar diversos benefícios que promovam não só a cultura, mas o turismo e o desenvolvimento local”, desejou Carlos Sartori.

O Diretor do DETUR, Prefeito de Vitória das Missões, Cornélio Luis Grimm, em sua fala destacou que esta atuação conjunta entre os povos e os países vem ao encontro das iniciativas em andamento na região das Missões para fortalecer o turismo.

Cada Cúpula Internacional de Prefeitos e Autoridades da Região dos 30 Povos tem a missão de promover políticas de integração social, cultural e econômica da região dos 30 povos jesuítas e guaranis, bem como uma visão e um modelo de integração dos municípios que o compõem.

Assista  a reportagem do Portal das Missões gravada no evento

 

CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS 
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
VILLAS HOTEL - EM SANTO ÂNGELO
REDE DE POSTOS SANTA TEREZINHA - NA REGIÃO DAS MISSÕES E NO TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JADA HOTEL - TREVO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...