Detalhes do Site

Capela dos Santos Mártires, Santuário de Caaró



    Capela dos Santos Mártires. Missa todos os domingos as 10h. Está capela foi construída em 1936.
    Coração do Santo Padre Jesuíta Roque Gonzáles, Caaró foi o local do martírio dos Padres Roque Gonzales e Afonso Rodrigues, jesuítas pioneiros na catequização dos índios da região. O Santuário do Caaró é o principal atrativo de Caibaté, De segunda a sexta-feira, das 8h - 11h30min; 13h30min - 18h ou com visita agendada. 
         Em janeiro de 1933 o historiador Pe. Luiz Gonzaga Jaeger, localizou o lugar exato da morte do primeiro apóstolo e civilizador do Rio Grande do Sul, Pe. ROQUE GONZALES, que junto dos Pe. AFONSO RODRIGUES, e Pe. JOÃO DEL CASTILHOS, tem seu martírio homenageado em 15/11/1628. 
    Após pesquisas em mapas e documentos antigos, bem como laboriosas escavações, foi fixado com precisão o lugar denominado "CAARÓ", onde foi construída a capela dos Santos Mártires, dentro do território do município de Caibaté, a 14 km da cidade.   
    O Santuário homenageia a morte dos santos missioneiros, Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, ocorridas em 1628. Aqui são recebidos milhares de pessoas em romarias e peregrinações que buscam a água, reconhecida como milagrosa.
    Em 1934, o Papa Pio XI declarou a beatificação dos Três Mártires das Missões, e no dia 16 de maio de 1988, o Papa João Paulo II canonizou-os, declarando-os Santos oficialmente. Sempre é bom lembrar que os Santos são reconhecidos como do local onde são mortos. Os Três Santos morreram no Rio Grande do Sul na Região das Missões.
    Hoje, no Santuário do Caaró, é local de peregrinação de gente que vem de todo o mundo. Deste local levam da água que é reconhecida como milagrosa, especialmente no uso em curas cientificamente levou a canonização dos 3 padres, agora Santos da igreja.
    No Caaró, podemos diariamente ver uma quantidade muito expressiva de turistas vindos de todos os pontos, mas especialmente gente do Rio Grande do Sul, ligados ou não a Igreja Católica e que, todavia, professam a fé nos 3 Santos Mártires das Missões.
    Todos os turistas que visitam as Missões dizem, “Aqui é um lugar que se sentem coisas”, e a presença dos Santuários dos Santos completam uma aura espiritual muito potente e que posiciona a região como um dos locais mais importantes de turismo religioso do País. 

  • Sobre

  • Mais imagens da Capela dos Santos de Caaró 
    Site: Os 3 Santos Mártires do Brasil

    Site: Santo Padre Roque Gonzales - Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro
    Site: Santo Padre João de Castilho Mártir Jesuíta Missioneiro

    O drama dos martírios ocorreu em 15 de novembro, no Caaró, após a missa, o Padre Roque preparava-se para erguer o sino, e foi quando dois índios desferiram violentos golpes de machadinhas de pedra (itaiçás) sobre a cabeça do padre. Em seguida, o Padre Afonso, saindo de sua cabana, também foi igualmente atingido mortalmente. No dia 17 de novembro de 1628, foi morto o Padre João de Castilho na redução de Assunção do Ijuí.
    Site: Fonte Caaró dos Jesuítas
    Site: Capela dos Santos Mártires, Santuário de Caaró
    Site: Monumento ao Coração do Santo Padre Jesuíta Roque Gonzáles
    Site: Via Sacra Caaró.

Informações

Capela dos Santos Mártires, Santuário de Caaró
Caibaté, RS
BR-285 Trevo de acesso a Caibaté-RS.
Telefone: (55) 9681-4506
Telefone2: (55) 3355-7427

Formulário para contato