Notícias

17/08/2021 09:04


Evento Conheça a sua Aldeia foi um sucesso

    

CONHEÇA SUA ALDEIA

 

Eugênio de Castro e Entre-Ijuís – Dia 15 de Agosto

 

Saída da TEKOHA TOUR em Santo Ângelo as 5h50 manhã de domingo, com destino a

“Lagoa da Mortandade”, neste local ouve a inauguração da Cruz missioneira, e ao pé da Cruz do lado de fora da Lagoa o grupo soube mais sobre a batalha entre Chimangos e maragatos, revolução de 1923, o misticismo, lendas que rondam a lagoa, onde foi feita uma homenagem a quem tombou neste local e que seja um local sagrado de paz, de contemplação. A entrega do lenço vermelho e branco aos participantes em forma de amuleto e representando o período da revolução. Já no lado interno, colocamos o lenço Vermelho e Branco na cruz onde homenageamos a todos que tombaram por defesa de seus ideais Passeamos e contemplamos o local com a volta a lagoa e vendo o sol iluminando o local.

 

Seguiremos mostrando os fatos históricos em um “bolicho de campanha” com mais de 100 anos, onde grupo tomou café colonial no bolicho, fotos no bolicho, causos, relatos e declamação do bolicheio.  Momentos gravados nossa memória.

Nosso próximo atrativo foi o Sítio Arqueológico de “San Juan Bautista” Local da primeira fundição de ferro do sul do Brasil, também se destacou pela música e uma das mais belas igrejas do período reducional, onde o grupo foi surpreendido com uma esquete dentro das ruinas da igreja com o ator representando o Gênio das Missões Pe. Antônio Sepp. Emocionante e envolvente, momento marcante no Sitio Arqueológico. Seguimos a visita guiada pelas casas dos padres, escolas, oficinas, quinta e uma trilha interpretativa junto a natureza.

Próximo as 13h fomos para local de almoço em casa de família, recebido por toda família e pelo casal de atores que contou mais sobre a cultura gaúcha, a indumentária e história de chimangos e maragatos, seguido de um almoço inesquecível com produtos do local uma diversidade de alimentos caseiros feito em fogão a lenha. “Almoço Cultural”.

 

As 14h45 o grupo foi surpreendido ao se aproximar do Sitio do Mel Sabor das Missões e a prainha dos Jesuítas como é popularmente conhecida, ficaram deslumbrados com beleza natural do local, a exposição dos produtos de mel e a base de mel integrado a natureza foi gratificante, melhor ainda a explicação sobre a apicultura e os produtos, mostrado pelo proprietário Jovani Bracher, o mesmo nos brindou com degustação de vinagre a base de mel como sendo um alimento e a cerveja artesanal, produtos esse também tinham a venda para os turistas.

Tivemos um tempo para contemplar e molhar os pés no Rio Ijuizinho, onde é chamado popularmente a praia dos Jesuítas, e mesmo o grupo querendo ficar tivemos deslocar para contemplar a famosa ponte de ferro, sobre Rio Ijuizinho, suas aguas com sol batendo deixavam prateada, a base ponte na sua construção foram usadas pedras das Missões Jesuíticas.

Nosso destino final do passeio Balneário Parque das Fontes, já na entrada um balanço e espaço do coração, recebidos pelo casal proprietário Irene e Luis Lucca, conhecemos o balneário, sua estrutura física, um paraíso e encerramos com degustação de produtos à base de mandioca, polenta, bolo milho, sucos, cucas, café.etc. Uma fartura e de bom gosto.

Nosso passeio passou pela história, a cultura do povo local, gastronomia, arte, teatro, natureza e misticismo, uma viagem no tempo e na história, vivenciando experiências em locais diferenciados e únicos.

Um domingo diferenciado com todo protocolo de segurança, em uma viagem segura.

Em torno de 17h30 retorno a Santo Ângelo.

Contato da Tekoha (55) 98405-8526

Contato do Mel Sabor das Missões (55) 99701-4543 whats

Santo Ângelo, 15 de Agosto de 2021

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...