Notícias

20/04/2020 18:00


O Mago que criou a Musica Missioneira

NOEL GUARANY: 75 Anos/Nascimento Noel Guarany. De João Sampaio. ( * 1941 - + 1998)
Nas Missões a música sempre foi muito importante.
Desde a época esplendorosa do jesuíta que os missioneiros cantam para tudo: para trabalhar , para festejar , para louvar o Tupã guarani , para guerrear e também para enterrar os seus mortos.
O lendário e mítico padre ANTONIO SEPP , formou milhares de músicos , virtuoses que tocavam , com a notação mais avançada do seu tempo.
Depois da expulsão dos jesuítas , do genocídio covarde da falsa e desigual Guerra Guaranítica e do traslado dos índios para o outro lado do rio , aconteceu ( com a chegada dos imigrantes gringos e outros fatores socioeconomicos) , uma certa desaceleração nessa musicalidade.
Mais contemporaneamente sobraram músicos espontâneos como o CABO LARANJEIRA ( menestrel que acompanhou a saga da COLUNA PRESTES ) , o REDUZINO MALAQUIAS , o CHICO GUEDES e muitos outros criollos que mantiveram galhardamente intocado esse tesouro musical , lutando para não se contaminarem com o canto de outras querências.
Nesse tempo abundavam nas Missões , imitadores caricaturais dos BERTUSSI ( que ,com todo o respeito que merecem , nada tinham e nada tem a ver conosco os missioneiros) , bem como duplas sertanejas com temáticas postiças e artificiais , de gosto discutível e que também não contextualizavam o canto da nossa terra e da nossa gente.
E foi aí que surgiu , a genialidade pioneira , única e alumbrada de NOEL GUARANY:.
Depois de percorrer , com sua guitarra crioula , vários paises da América mestiça e índia (la nuestra América!) NOEL GUARANY , miscigenou antigas sonoridades e timbres remanescentes do cancioneiro guaranítico , com a aculturação de ritmos platinos ( sobretudo argentinos , uruguaios e paraguaios) e fermentou esse bolo musical que hoje é conhecido como MÚSICA MISSIONEIRA GAÚCHA.
Já foi dito queNOEL GUARANY , forjou uma maneira missioneira de cantar o gauchismo.
Eu vou mais além e como diria BRECHT , acho que NOEL GUARANY foi , realmente , um homem imprescindível para o tempo que lhe tocou viver.
Foi , reitero , um pioneiro e um precursor único , quer queiram ou não queiram os pregoeiros mal informados do contrário.
Foi o primeiro , entre nós , a gravar uma CHAMARRITA ( que aqui era mais dança coregráfica) , foi o primeiro a gravar uma CIFRA (ritmo parente da milonga , muito utilizado pelos antigos payadores) , foi igualmente o primeiro a falar em PULPERIA , BAILANTA e também o primeiro a gravar um RASGUIDO DOBLE , que ele chamava de PASSO DOBRADO.
E , além de tudo isso , fez escola.
Atrás do rastro encantado deixado por ele , vieram CENAIR MAQICÁ e PEDRO ORTAÇA , que cantavam outro tipo de música. 
O primeiro algo parecido com o JOSÉ MENDES ( que inclusive gravou uma obra sua) e o PEDRO ORTAÇA que cantava música sertaneja , juntamente com o JOÃO MÁXIMO , com quem formou a dupla CANÁRIO & CANARINHO. E Foi assim que , depois de transitarem por vários gêneros e estilos musicais , que CENAIR MAICÁ e PEDRO ORTAÇA ,finalmemte se encontraram na picada aberta pelo NOEL.
NOEL GUARANY foi e é tão importante , que , além de dotar a música gaúcha de uma face índia que ela não tinha , abriu ainda para o grade JAYME CAETANO BRAUN , uma janela de latino-americanidade , livrando com isso o mesmo , daquela ortodoxia "cetegeana" , anacrônica e extremamente conservadora que ele tinha no começo.
Por todas essas razões , acima , respeitosamente elencadas é que eu acho umn pouco exagerada , pomposa e injusta , adenominação de TRONCOS MISSIONEIROS , rótulo meramente comercial e mercadológico , criado pelo gênio marqueteiro do (como ele mesmo me confessou em palestra fraterna!) do amigo ALLEX HOHENBERGGER , como um certeiro apelo propagandístico para alavancar as vendas de um LP ( no tempo do saudoso vinil) com essa titulação , produto da USA/DISCOS , na época ainda DISCOTECA.
NOEL GUARANY surgiu , com qualidade vocal , temática e melódica , muito antes da CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA e congêres.
Tinha carisma e estilo próprio ( além de uma empatia hipnótica sobre o público como bem disse Tau Golin) e cantava com grande dignidade.
Além do herdeiro espiritual , por ele escolhido , que é JORGE GUEDES , deixou inúmeros seguidores como Luiz Marenco e João Darlan Bettanin (XIRUZINHO ) para só citar dois.
NOEL GUARANY, sempre foi fiel e carregou consigo até o fim , a máxima "martínfierresca" de cantar opinando é é (na minha opinião) o marco divisório na música nativa do RS.
Assim sendo , abstraído esse viés promocional da denominação TRONCOS MISSIONEIROS , sem desrespeitar a memória dos demais nomeados que já partiram e de quem leva ainda muito qa sério o rótulo do marketing , todos surgidos muito depois de NOEL GUARANY ter feito o primeiro registro fonográfico do que se convencionou chamar de MÚSICA MISSIONEIRA GAÚCHA  com o timbre , o sotaque , a aura e as temáticas que ele consagrou e conserva até hoje!  
Fonte: Pajador Jose Dirceu Dutra 
Site: Monumento Noel Guarany  
Site: Memorial Noel Guarany
Site: Roteiro entre Monumentos
Site: Cemitério do Itaroquem 
Site: Jayme Caetano Braun 
Site: Cenair Maicá  
Site: Pedro Ortaça
Site: Casa Noel Guarany 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...