Notícias

30/06/2022 13:57


Brasil troca experiências sobre regulação postal em Fórum Internacional

Realizado nesta semana, em Madri, o encontro da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP) contou com a presença da secretária-executiva adjunta do Ministério das Comunicações, Flávia Duarte
 


Brasília-DF, 30/6/2022 - A experiência brasileira na formulação do Projeto de Lei 591/2021, que dispõe sobre o marco regulatório e a organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP), foi apresentada para os 28 países que compõem a UPAEP, nesta quinta-feira (30). Durante esta semana, em Madri, na Espanha, ocorre o Fórum de Regulação Postal UPAEP 2022, que tem o objetivo de discutir ações para o setor, visando contribuir para o aprimoramento dos serviços.


A secretária-executiva adjunta do Ministério das Comunicações (MCom), Flávia Duarte, participa do encontro que segue até esta sexta-feira (1º). Segundo ela, a regulação é parte fundamental na evolução do setor postal, que aumentou com a pandemia. "Essa evolução caracterizou-se, sobretudo, pela ascensão do comércio eletrônico e da digitalização, com a emergência de novos mercados e players que, em conjunto com os Correios, respondem à procura de novos produtos e serviços exigidos pelos cidadãos. A regulação é peça chave para o ordenamento do setor postal, tornando-se o instrumento que permite aos governos conhecer e orientar este novo mercado em benefício dos cidadãos", comentou.


A representante brasileira também ressaltou a importância da troca de experiências entre as diferentes nacionalidades. "Baseado no que foi compartilhado, podemos conhecer a situação regulatória em diversos países, tecnologias disponíveis e tendências do mercado postal. Essas informações vão nos auxiliar na tomada de decisão ao propormos mudanças relacionadas à prestação do serviço à população brasileira. O serviço postal deixa de ser apenas um serviço de comunicação e passa a ser um serviço de inclusão social por meio do comércio eletrônico", apontou.


O Marco Regulatório brasileiro, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional, foi abordado no painel do qual a secretária Flávia Duarte participou. O encontro reuniu as autoridades dos países integrantes e será revisitado pelo coordenador de Serviços Postais da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, Francklin Furtado. "Explicamos sobre os motivos para a formulação do projeto, as lições aprendidas durante todo o processo e o conteúdo do marco regulatório. Há países que ainda não possuem qualquer tipo de regulação e isso pode ajudá-los", explicou.


SAIBA MAIS - A UPAEP é composta por 28 países e territórios membros, localizados na América do Sul, Central, do Norte e Caribe, além de Espanha e Portugal. A organização participa da comunidade postal internacional, dentro da União Postal Universal (UPU), agência especializada das Nações Unidas para as questões postais mundiais. O Brasil, durante o ciclo de 2022-2025, é um dos sete membros eleitos para o Comitê de Gestão da UPAEP, órgão que tem a função de assessoramento do seu Conselho Consultivo e Executivo (CCE).

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...