Notícias

01/07/2022 08:27


Professora de Giruá é eleita presidente do Conselho Estadual de Educação

Em sessão plenária do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd), no mês de maio, a professora Fátima Anise Rodrigues Ehlert foi eleita ao cargo de presidente do órgão. Ela substitui a professora Marcia Adriana de Carvalho, que encerrou seu mandato em 15 de abril.

Os conselheiros do colegiado elegeram, por unanimidade de votos, a conselheira Fátima. Ela cumprirá o mandato na gestão do biênio 2021/2023, juntamente com o 1º Vice-Presidente, conselheiro Oswaldo Dalpiaz, e a 2ª Vice-Presidente, conselheira Carla Tatiana Labres dos Anjos.

Doutora em Educação pela Linha Política e Gestão de Processos Educacionais pela UFRGS, mestre em Planejamento Educacional pela UNIPAMPA- RS e graduação em Letras e Pós-graduação em Psicopedagogia, Fátima atuou junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Giruá em dois períodos distintos. Foi supervisora, dirigente de cultura e secretária municipal de Educação e Cultura. Tem experiência na Docência da Educação Básica e atuação na supervisão e direção de escola. Assessora municípios na Formação Continuada de professores através de temas como políticas públicas educacionais, alfabetização, planejamento, currículo, projetos e outros temas relacionados a gestão escolar e ao processo ensino aprendizagem. Atualmente desempenha a função de Coordenadora Estadual do Programa Educação Conectada - UNDIME RS, junto ao Ministério da Educação. Exerceu a função de coordenadora técnica da área da educação da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul na Gestão (Famurs).

Fátima destaca a importância da existência do órgão colegiado para o sistema estadual de ensino. "O conselho é um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do sistema estadual de ensino. É compostos por 21 conselheiros, de forma plural, com várias representatividades presentes em todos os debates dos temas que chegam até nós e dos processos encaminhados pelas escolas e mantenedoras. Nossa função é de normatizar para o Sistema Estadual de Ensino, e temos tido como prática dialogar com a sociedade civil a partir de muitas oitivas”.

Ela destaca que estar a frente do conselho em um momento em que a educação passa por muitos desafios. "É um período de retorno a rotina escolar neste período de pandemia. Precisamos garantir que todos os alunos que durante estes dois anos, por algum motivo, se afastaram da escola, retornem. Além disso, precisamos garantir a recuperação e recomposição das aprendizagens, do que não foi aprendido neste tempo”, alerta a professora.

A nova presidente ressalta que a conselho segue com o propósito de contribuir para que a oferta,  o acesso e permanência do aluno na escola e a qualidade da educação serão garantidos. Segundo Fátima, isso será possível com políticas públicas que contemplem a equidade e a qualidade, levando em conta as especialidades de cada região, escola e alunos, bem como a formação e valorização dos professores.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...