Notícias

28/06/2020 17:02


Curandeiras, Benzedeiras e Energia na Missão de São Miguel

Talvez o maior patrimônio que está simbolizado nas pedras Itacuru de São Miguel das Missões ou no Roteiro pelas Ruínas esteja nos Benzedores, Rezadores e Mateiros, pessoas que consagram e misturam muito bem a origem, filosofia e elementos naturais que são terrenos férteis para toda uma região. 
A forma com que toda a comunidade e turistas se abastecem da cultura vivida, transmitida de pai para filho, revigorando após visitar pessoas simples, nesta terra Guarani, supera todo e qualquer passeio.
O ritual de pessoas, que entre símbolos naturais, queima de ervas, rezas e carinhos nos fazem entender por que as reduções eram chamadas de Terras Sem Males. É um privilegio uma viagem por si só entre dimensões e culturas como um roteiro que nos banha de cenas lindas, humildade nas palavras e bondade na origem, na pratica, visível junto as Ruínas de São Miguel Arcanjo.
Além da herança histórica e arquitetônica, há também os legados de uma cultura essencialmente de origem indígena que vive e tem nos seus hábitos muito presentes a crença e ensinamentos desta espiritualidade.
Na esquina do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo está o Ponto de Memória Missioneira, um lugar que busca guardar e conservar os diversos ângulos que formaram esta cultura. De origem Guarani, Valter Braga atende a todos informando seus conhecimentos transmitidos por seus pais a todos que chegam.
Um deles é a herança dos pajés que realizavam as curas através de chás, rezas e benzimentos. A comunidade acredita e busca como cura de diversos males.
A atenção, educação e os rituais te levam a uma comparação entre a vida moderna e a essência do que este povo acredita que quase automaticamente te leva à meditação.
O Município tem mapeado e valoriza os trabalhos dos benzedores e rezadores.
Salta-nos aos olhos observações:
Como visitar um local além de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a maior influencia na geração de uma cultura conhecida por Tradicionalismo Gaúcho, no berço do Riogrande, sem conhecer seus habitantes e suas filosofias.
Independente da crença os rituais de benzeduras buscam o bem, mais que o bem o carinho de uma cultura e educação que tem na natureza, na filosófica Guarani a crença e o desejo do BEM semear, de bem receber e fortalecer o que verdadeiramente buscamos como tesouros, amizade, carinho e boas lembranças.
Estes ritos e orações foram premiados e indicados pelo Ministério da Cultura.
Em São Miguel já ocorreram encontros locais, estaduais e nacionais de Benzedores, Rezadores e Mateiros, inclusive esta ação foi responsável por um prêmio Nacional do Ministério da Cultura. 
Há uma soma de culturas, que passam por conhecimentos de ervas e fitoterápicos com a origem que veem dos Guaranis mesclados aos jesuítas. Em uma terra que deu origem a tradições e hábitos como o chimarrão. 
Site: Enfermidades dos Índios Guaranis 
Notícia: Educação, Cultura e Energia na Missão de São Miguel 
Site: Benzeduras e Rituais nas Missões  
Notícia: Curandeiras e Benzedeiras por João Antunes 
Notícia: Benzedores nas festividades de Final de Ano

Notícia: Curandeiras, Benzedeiras e Energia na Missão de São Miguel 
Notícia: Destino Missões Sucesso Festival Internacional de Turismo em Gramado 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...