Notícias

25/07/2020 10:21


Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/07/2020

Quem está sofrendo mais? Iniciamos 2020 com grande otimismo, embora de véspera os rumores de um vírus chinês, então ainda desconhecido mundo afora. Ao 25 de julho faço a saudação com a pergunta inicial, em homenagem ao Dia do Colono e Motorista.

    Mesmo com a grande estiagem que presenciada recentemente no sul do Brasil, ainda assim houve aumento considerável. Mesmo com a interferência gerada pela pandemia, alguns setores agropecuários aumentaram em até 25% a produção deste ano.

    Acenei a resposta? Continuemos o raciocínio: em torno de 500 mil caminhoneiros estão vinculados ao agronegócio. Conforme o Ministério da Agricultura, o Brasil conseguiu 23 novos países compradores, e a elevação do alto valor do dólar facilitou a venda dos produtos a bons preços. Mesmo sofrendo críticas pela dispersão do Coronavírus, os chineses aumentaram as compras de produtos brasileiros, destacando a carne bovina, que bateu recorde histórico, superior a 150 mil toneladas/mês.

    Na importação, a compra de trigo e produtos hortícolas foi destaque, embora menor se comparada a 2019. A Argentina continua sendo a maior fornecedora de farinha de trigo.

    Portanto, tanto colonos quanto os motoristas caminhoneiros tiveram poucas adversidades, com ressalvas às dificuldades para alimentação pelo fechamento de restaurantes. Parabenizando estas duas nobres classes, concluo que estão sofrendo menos se comparadas às demais classes trabalhadoras urbanas. Finalizo destacando a Oração do Agricultor e do Motorista.
 
Oração do agricultor - Senhor Deus, conceda-me a força do trabalho e a semente do bom plantio. Que a chuva mansa venha regar a esperança do amanhã, para que este alimento seja o símbolo da paz em todas as mesas.

    Agradeço-Vos pelo sol que nos aquece, e pela lua que traz o sereno a cada novo dia! Proteja-me das intempéries e dai-me sempre a saúde. Amém! Otavio Reichert

Oração do motorista - Meu Senhor e meu Deus, quando eu estiver ao volante, peço-Vos firmeza nas mãos e atenção na vista para evitar acidentes. Vós criastes a vida: que esse dom não sofra dano por minha culpa. Protegei-me como também todos os que se colocam sob a minha responsabilidade. Livrai-nos de acidentes. Senhor, não permitais que me passe desapercebida a beleza do mundo, dirigindo desenfreada e inconscientemente. Dai-me senso de responsabilidade e consciência profissional, para que, dirigindo pelas estradas da terra, alcance, no final de minha vida, o caminho do céu, que é o meu fim, onde Vós me esperais. Senhor, sede meu companheiro de viagem. Amém.

Malandragem - O médico telefona a Jacó, furioso: - Seu cheque acaba de voltar!

- Ora, meu reumatismo também.

Humor – Manoel dirigindo seu caminhão, pela contramão da rodovia, quando ouviu na rádio local: - Atenção motoristas, tenham muito cuidado! Tem um doido dirigindo um caminhão pela contramão...”.

E ele, para si mesmo: - Ora, pois! Esse locutor não sabe de nada! Não é um só, é um monte!

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...