Notícias

25/08/2021 10:55


FENAMILHO debate projeto para investimentos no Parque de exposições

Jacques e Voese entregaram projeto ao ministro do Turismo, Gilson Neto e ao deputado Ubiratan Sanderson, pleiteando mais de R$ 9,7 milhões para a infraestrutura da área
A recente agenda de visita do ministro do Turismo Gilson Neto a Santo Ângelo e à região noroeste, esteve acompanhada por aliados da base do governo Bolsonaro no Congresso Nacional e foi uma oportunidade para a apresentação de reivindicações dos prefeitos e de lideranças dos segmentos representativos regionais.
Depois de participarem de cerimônia de lançamento do pórtico em homenagem ao Sesquicentenário com o ministro em Santo Ângelo, o prefeito Jacques Barbosa e o presidente da 20ª edição da FENAMILHO Internacional, Luís Alberto Voese, também estiverem no encontro em São Miguel das Missões e apresentaram um anteprojeto a Gilson Neto, ao deputado federal Ubiratan Sanderson e ao senador Luiz Carlos Heinze, solicitando recursos na ordem de R$ 9,730 milhões para investimentos na infraestrutura do Parque de Exposições Siegfried Ritter, já para a feira de 2023.
Segundo explicou Voese, o anteprojeto contempla a ampliação da rede elétrica e a iluminação pública do parque; o asfaltamento e ampliação da área de estacionamento; a modernização do auditório; construção da rua coberta no espaço cultural multiuso; construção de torre/ monumento; cercamento eletrônico com investimento no sistema de videomonitoramento; um novo e amplo espaço para a gastronomia do milho e da cultura missioneira; modernização do auditório de shows e ampliação da área de lazer para os visitantes com ajardinamento.
DEBATES
Em reunião da Comissão Central da 20ª FENAMILHO Internacional, no final da tarde desta terça-feira, 25, o Governo Municipal e as entidades que integram a organização iniciaram os debates para consolidar o Projeto de Requalificação do Parque de Exposições Siegfried Ritter e efetivar os recursos na Capital Federal. Voese está otimista: “Temos a boa vontade política do deputado Sanderson e do Governo Federal para efetivar a requalificação para 20ª FENAMILHO, em 2023, ano do sesquicentenário de Santo Ângelo”, ressaltou.
O presidente da feira também solicitou aos representantes das entidades a articulação e o envolvimento político junto aos seus parlamentares para buscar a liberação dos recursos.
O prefeito Jacques Barbosa e as lideranças devem agendar viagem a Brasília nas próximas semanas, a fim de articular com Sanderson e com a União, a abertura cadastramento no Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV) para que seja providenciado a elaboração final do projeto.
MUDANÇAS
O anteprojeto foi bastante elogiado pelas entidades organizadoras, que concluíram que investimentos são urgentes e necessários para a modernização do parque de exposições. Inclusive, com base no anteprojeto, foram sugeridas diversas alterações na área interna.
O prefeito Jacques defendeu a ampliação da área de demonstração do milho, alterando o local do estacionamento, com a instalação de um sistema de irrigação no local. “Precisamos valorizar ainda mais a cultura do milho para atração de investimentos na área, vislumbrando a instalação de grandes indústrias do setor em Santo Ângelo, gerando emprego e renda”, pontuou.
O presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, anunciou que a entidade está trabalhando em um projeto para a reestruturação da sua área no parque. Também sugeriu a mudança de local dos pavilhões dos pequenos animais e do gado de corte, instalando na área a praça de alimentação, na área central do parque. “O pavilhão não comporta o bem estar dos animais. Tem baixa estrutura, com muito calor e com forte odor de urina dos animais. Precisamos buscar alternativas em conjunto”, disse.
ALTERAÇÃO DE DATA
Outra questão que terá o debate ampliado é sobre uma possível alteração da data da 20ª FENAMILHO Internacional, inicialmente agendada o período entre 29 de abril e 8 de maio de 2023. Ela pode ser antecipada em uma semana. De acordo com Voese, a alteração será avaliada para não coincidir com a feira de Três de Maio.
O presidente explicou que esteve em Santa Rosa conhecendo o Sistema Integra da FENASOJA, um projeto de integração regional com um levantamento de todas as feiras do noroeste gaúcho, e que tem como objetivo evitar sobreposições de datas e eventos em um mesmo período.
Voese sugeriu a realização da 20ª FENAMILHO entre os dias 21 e 30 de abril de 2023. A opção da Comissão Central pela alteração de data deve ser anunciada a qualquer momento.
PRESENÇAS
Também participaram da reunião os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); João Terra do Amaral, diretor do Parque de Exposições Siegfried Ritter; Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; José Nilton Oliveira; o contador Milton Bonini; a produtora cultural Odyla Motta e a secretária executiva da feira, Eliete Carvalho.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...