Notícias

02/12/2019 08:00


Museu Getúlio Vargas Ganha Patrimônio Para Pesquisa

O Sr. Ronildo Oliveira da Silva, morador de Campo Grande, MS, pediu que Portal das Missões fizesse a entrega de uma doação particular do material que trás guardado como patrimônio de sua família ao Museu Getúlio Vargas em São Borja.
O quadro Presidencial, com certidão de autenticidade foi adquirido por seus pais na época que eram locados em uma colônia agrícola no sul de Matogrosso do Sul fundada e estruturada por Getúlio Vargas na década de 40, conhecida como CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados).
Com a troca da presidência, crise politica e a alteração no projeto agrário federal o quadro de Getúlio ficou sobre a guarda da família Silva, que getulistas foram acompanhando diversas literaturas sobre Getúlio Dornelles Vargas durante estas décadas e suas marcas na história brasileira. 
Para o doador, Sr. Romildo, _”O conhecimento cultural e fonte de informação das peças doadas deve estar ao alcance de um público maior, não restrito a um acervo particular. É muito importante para o Estado Brasileiro, a valorização do Museu Getúlio Vargas em São Borja, fonte e guardião dos principais materiais e documentos que pertenceram a este brasileiro que quando na presidência marcou a história e alterou os rumos do Brasil... por isto se fala a “Era Vargas”. 
Junto com o Quadro Presidencial acompanhara a doação os livros para a biblioteca do museu: (Vídeo da chegada do material)
- Diário de Getúlio Vargas de 1930 a 1937 e de 1937 a 1942 (dois volumes), de Siciliano/FGV.
- O Homem que Matou Getúlio Vargas, de Jô Soares.
- Agosto, de Rubem Fonseca.
- Quem Matou Vargas, de Carlos Heitor Cony.
- Getúlio, de Juremir Machado da Silva.
- Dossiê Getúlio Vargas, de Daniel Rodrigues Aurélio.
- A Era Vargas, de José Augusto Ribeiro.
- O Dia que Getúlio Matou Aliende, de Flavio Tavares.
O Portal entrou em contato com a SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER – SMTCEL de São Borga Caroline Aquino e está agendando uma entrega deste material para ser integrado ao patrimônio do Museu Getúlio Vargas em São Borja, “A terra dos Presidentes” em seguida, as peças serão encaminhadas ao laboratório de pesquisa, catalogadas ao patrimônio do Museu e colocadas para exposição e pesquisa. 
Vídeo: Reforma do Museu Getúlio Vargas 
Imagem: Cerimonia Restauração Museu Getúlio Vargas 
Notícia: Getúlio Vargas Foi Morto, Ficou Sem Defesa 
Site: Mausoléu Getúlio Vargas  
Site: Roteiro por São Borja
Site: Túmulo Gregório Fortunato o Anjo Negro de Getúlio Vargas 
Site: Túmulo Getúlio Várgas 
Site: São Borja, Região das Missões, Terra dos Presidentes 
Vídeo: O Estado Novo de Getúlio Vargas 1937 

Site: Getúlio Vargas Inspirou Indiana Jones

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...