Notícias

25/08/2020 08:34


Sebrae RS: 87 por cento das pequenas empresas gaúchas estão funcionando

Levantamento revela também que o faturamento já mostra reação positiva para 12% das empresas pesquisadas

A mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, desenvolvida pelo Sebrae RS entre os dias 03 e 16 de agosto, mostra o início da retomada econômica para boa parte das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O levantamento revela que 87% das empresas pesquisadas estão funcionando e apenas 13% estão sem a possibilidade de abrir por conta, principalmente, da natureza da atividade ser presencial e pelos decretos municipais. 
 
“Os números positivos destacados nesta edição da pesquisa nos animam e mostram que, aos poucos, a economia vem retomando seu ritmo”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. A remodelagem de negócio já é uma realidade para 16% das empresas, o que também ajuda nesse processo de retomada. “A economia é um organismo vivo e a pandemia exigiu dos empreendedores criatividade e ousadia para mudar e/ou remodelar seus negócios. Por isso, temos atuado de forma muito próxima, contribuindo nesse processo de adequação e ajustes tão necessários neste momento ainda instável”, acrescenta Godoy. 
 
O faturamento das empresas também começa a dar sinais de reação positiva. Para 12% delas aumentou (em julho apenas 8% sinalizavam aumento); em 26% se manteve inalterado; e 62% ainda sentem a redução no faturamento, ante os 76% da pesquisa anterior. O resultado pode ser atribuído à flexibilização das medidas restritivas, que possibilitaram a volta da operação de um maior número de atividades.
 
O estudo mostra ainda que  a principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro (59%) com redução de seis pontos percentuais em relação ao mês de julho, entretanto outros temas seguem como importantes na retomada  das atividades, entre eles: análise sobre tendências e perspectivas do mercado (26%), alternativas para diversificar produtos e serviços (24%), consultoria para gestão financeira (18%) e análise sobre o comportamento do consumidor (17%).
 
Dos entrevistados, 48% buscaram crédito desde o início da crise e destes 50% não conseguiram o recurso. As restrições cadastrais das empresas e/ou dos sócios e a falta de garantias ou avalistas foram os principais entraves para a não obtenção do recurso. O levantamento ouviu 522 empreendedores. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4%.

Pronampe

O alento aos empreendedores que precisam de recursos surge com as medidas, especialmente do governo federal, que facilitam o acesso ao crédito para os pequenos negócios. Entre estas ações está o lançamento da segunda fase do PRONAMPE, com a liberação de R$12 bilhões adicionais para as micro e pequenas empresas a partir de portaria do Ministério da Economia, que prorrogou até novembro o prazo para que as instituições financeiras formalizem operações de crédito por meio deste Programa. Através do Fundo Garantidor de Operações (FGO), o governo dá garantia aos agentes financeiros, em nome dos pequenos negócios, para obterem crédito com as instituições financeiras credenciadas.

Confira mais dados da pesquisa realizada pelo Sebrae RS:

Formato a empresa está funcionando
38% com estrutura adaptada
35% sem alteração no formato
18% com ferramentas digitais
9% Delivery e take away

 

Motivo de não estar funcionando

35% Funciona somente presencial

22% Decreto governamental/bandeira vermelha

16% Remodelando o negócio

7% Decidiu fechar a empresa definitivamente

Faturamento nos últimos 30 dias

62% diminuiu

26% manteve

12% aumentou

Empresas que procuraram financiamento

39% Junho

42% julho

48% agosto
 

Principais necessidades

59% Capital de giro

26% Análise sobre tendências e perspectivas do mercado

24% Alternativas para diversificar produtos e serviços

18% Consultoria para gestão financeira

16% Orientações sobre finanças

17% Análise do comportamento do consumidor

Mais informações

Assessoria de Imprensa Sebrae RS – 51. 3216.5182 / 5301

Renata Cerini - renatac@sebraers.com.br

Ivana Gehlen - ivanag@sebraers.com.br

 

Moglia Comunicação Empresarial

Assessoria de Imprensa Sebrae RS

Contatos: Luciana Moglia - lumoglia@moglia.com.br - (51)9.9860.4403

                Jerônimo Silvello - jeronimo@moglia.com.br - (51)9.9310.0616

              Juan Link - juanlink.moglia@gmail.com

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...