Detalhes do Site

Origem da Cruz Missioneira.



                   No início do Cristianismo São Pedro, São Paulo e seus apóstolos desenhavam (para poder ser apagada caso chegasse algum Romano) a Cruz Patriarcal no chão para evangelizar, o que diferenciava a cruz de Jesus Cristo das outras é o segundo braço pequeno que representava a placa onde havia sido escrito INRI. 
    Com o passar dos tempos esta cruz foi pegando forma de um segundo braço, A Cruz de Caravaca e Lorena se originam desta adaptação ou evolução.
                   A Cruz Missioneira tem significado próprio, da origem de um povo que tem muito orgulho de se chamar gaúcho. 
                  Foi trazida prela primeira vez pelos Padres Jesuítas da Companhia de Jesus que tinha na maioria de seus membros a origem espanhola da cidade de Caravaca de La Cruz e adotado como símbolo de conquista de território assim como a Nossa Senhora Conquistadora. Esta evangelização e mistura de cultura simbolizada na Cruz Missioneira se espalha por todo o Território do Rio Grande do Sul, atingindo países como Paraguai e Argentina influenciando a demarcação dos territórios nascendo o Uruguai.  
    A Nação Missioneira que tem como desenho a cruz de quatro braços era conhecida como a nação de três bandeiras , símbolo regado de História, Guerras, Colonizações, Costumes e principalmente Miscigenação. 
                   Objetivamente a Cruz Missioneira tem quatro braços em seu desenho e os detalhes se alteram conforme o artesão e a comunidade que a produz. Tem sua origem e modelos em três cruzes. Cruz de Caravaca, Cruz Patriarcal e Cruz de Lourena, a história destas três cruzes se cruzam e misturam-se carregadas de simbologia que se fundem dando ainda mais valor a Cruz Missioneira.
                  CRUZ PATRIARCAL possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. (Foto 1 INRI que em Latim quer dizer Jesus Nazareno Rei dos Judeus) Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga. Muitos quando desenhavam a Cruz ou crucifixo colocavam um pequeno traço em cima simbolizando a placa que os romanos colocaram quando crucificaram Jesus Cristo.
                   Esta cruz ou este desenho foi tomando forma e para alguns se tornou símbolo de uma região na Espanha, conhecida por Caravaca de La Cruz, onde a Cruz de Caravaca teve uma aparição milagrosa. no século XIV(14) onde também tem a origem de grande parte dos Padres Jesuítas da Companhia de Jesus e que em missão evangelizadora, em 1622 quando fundaram São Nicolau, RS, vieram para o sul da América do Sul na Argentina e entraram no que é hoje território do Riogrande , BR e penetraram até o Prata. 
                   CRUZ DE LORENA é um sinônimo da Cruz de Caravaca usada na França principalmente para decorar desenhando brasões e escudos de guerra. Também conhecida como Cruz de Borgonha (francês: Croix de Lorraine).
                   CRUZ DE CARAVACA é original da Espanha, diz-se possuir um pedaço da cruz onde foi crucificado Jesus Cristo. 
                   A Cruz de Caravaca é um símbolo religioso e místico (não só o Catolicismo), representa “Poder e Proteção Divina”. Os Jesuítas a usavam como símbolo, carinho e estimulo e ficou conhecida por “Cruz Missioneira” era usada pelos índios nas Missões em todo o território do Rio Grande do Sul, como símbolo do bem contra o mal. Os dois braços simbolizam a fé redobrada, foco, abnegação. A cruz é considerada como um amuleto, uma proteção espiritual contra todos os males. 

  • Sobre

  •                Caravaca de La Cruz é uma das cidades mais antigas da Espanha, e para alguns ocultistas era o antigo reduto da Ordem dos Templários. De acordo com os historiadores, o Castelo Caravaca hoje Santuário, era uma fortaleza militar montada para expulsar os mouros e restabelecer o cristianismo na Espanha. Por isto também o reflexo desta educação com uma maior ênfase na disciplina e estrutura militar da população, assim a cruz pegou cada vez mais significado como símbolo de hierarquia, religiosidade, disciplina e vocação nos jesuítas na Companhia de Jesus. 
    Cruz de Quatro Braços
                   No México, a Cruz de Caravaca é um amuleto religioso muito popular. Diz-se que a cópia da Cruz de Caravaca,  foi a primeira cruz a chegar ao México e nesta nação, acredita-se que a Cruz de Caravaca possui o poder de conceder desejos.
                   Em mapa encontrado recentemente no Arquivo Geral do Vaticano, datado de 1691, e que contém a disposição e distância dos Povos Missioneiros, consta em cima de cada Redução, uma Cruz Missioneira, o que reafirma cada vez mais como o símbolo máximo dos 30 povos. 
    Site: Primeira Cruz de Quatro Braços
    Site: Origem da Cruz Missioneira
    Site: Lenda da Cruz de Caravaca.

    Imagens da Cruz de Caravaca;
    Site: Santo dos Tropeiros
    Site: Itacuruacir nos aproxima de Tupã ao ser perdida.
    Site: # Chimarrão uma das soluções para o mundo!
    Site: # Primeiro mate é do dono, por quê? 
    Site: # Mistério do Chimarrão.
    Site: Inácio de Loyola - Primeiro Jesuíta
    Site: Reduções Jesuítitas – RESUMO - 1º E 2º Período
    Site: Morte dos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios
    Gravataí a mais longínqua Redução; 

    Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena 
    Notícia: O Que Diferencia a Cruz de Cristo de Todas as Outras?

Informações

Origem da Cruz Missioneira.
Outros, RS
Região das Missões, Rio Grande do Sul.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato