Notícias

28/04/2020 11:27


Pref Santo Ângelo, novas medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus

       Decreto estabelece novas medidas de postura sanitária no enfrentamento à Covid-19

      Multa para quem frequentar estabelecimentos comerciais sem uso de máscaras e a adoção de barreiras sanitárias são as principais alterações

    O Governo Municipal de Santo Ângelo publicou nesta terça-feira, 28, o decreto número 3.908 que estabelece novas medidas para fins de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus. Entre as mudanças estão à obrigatoriedade de uso de máscaras para quem frequentar estabelecimentos comerciais, agências bancárias e templos religiosos, determinação de critérios de ocupação de espaços de uso comuns e responsabilização pelo descumprimento das orientações. Além da adoção das barreiras sanitárias.
    As mudanças foram estabelecidas em consonância com os membros do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 diante da confirmação de um caso da doença em Santo Ângelo.
    O prefeito Jacques Barbosa destaca que o Comitê faz uma avaliação permanente da situação para adotar as medidas. “O desafio é muito grande e todos nós somos responsáveis pela nossa e pela proteção dos demais, por isso, temos que seguir as recomendações de evitar aglomeração, usar máscara, usar álcool em gel e manter o devido distanciamento social”, afirma o prefeito.
    As novas medidas não alteram as recomendações do município sobre o funcionamento de serviços e comércio na cidade, que estão contempladas no decreto anterior.
    De acordo com o prefeito, será dado um prazo de 48 horas para que as pessoas tomem conhecimento do decreto. A partir daí, será aplicada multa de R$ 150,00 para a empresa e R$ 150,00 para o cliente que estiveram sem máscara. Também passa a ser obrigatório o uso de máscaras por todos os trabalhadores e usuários do transporte coletivo e individual dos passageiros, incluindo os serviços de táxi e de aplicativos.
   Os valores arrecadados serão revertidos para um Fundo de Combate ao Coronavírus. A fiscalização será feita pelas equipes da Prefeitura, mas Jacques destacou que a população deve colaborar, orientando os demais e até mesmo cobrando o uso da proteção individual.
   O telefone disponibilizado para as denúncias é o 99707-1919.
   BARREIRAS SANITÁRIAS
   Também serão implementadas barreiras sanitárias. Na Estação Rodoviária, equipe formada pela Secretaria Municipal de Saúde, 1º Batalhão de Comunicações e Brigada Militar estarão recepcionando as pessoas que chegarem. Elas preencherão um formulário e passarão pela verificação da pressão arterial. Para isso, foram adquiridos termômetros a laser. Em caso de temperatura corporal acima de 38º C, a pessoa será encaminhada à UPA para uma melhor verificação. Esse trabalho será realizado na chegada dos ônibus das localidades consideradas de risco e terá início no final da tarde desta terça-feira, 28.
    ATUALIZAÇÃO
   O secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, atualizou as informações sobre os casos suspeitos. Segundo ele, segue apenas a confirmação extra-oficial de um caso no município. O paciente, um caminhoneiro de 39 anos, segue internado na UTI do Hospital Santo Ângelo.
   Outro paciente suspeito também está internado na UTI do HSA e outra pessoa internada no Hospital Unimed Missões. Além disso, 238 casos de pessoas com síndrome gripal estão sendo monitorados.
Cavalheiro explicou que o caso do caminhoneiro somente será tratado como oficial com a confirmação através do exame enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Segundo ele, o teste-rápido precisa ser feito após dez dias do contato da pessoa com alguém contaminado. Por isso, somente na próxima segunda-feira, 4, os familiares e amigos que tiveram contato com o caminhoneiro irão passar pelo teste. Todos estão em isolamento domiciliar e monitorados pela Secretaria de Saúde.
“Ainda estamos com uma situação bem mais controlada do que outras regiões do Estado, mas o enfrentamento exige que estejamos com atenção constante, promovendo qualquer ajuste que o cenário exigir”.
   O coordenador regional de Saúde, Iury Zabolotsky, destacou que é muito importante que as pessoas adotem as medidas preventivas, seguindo as orientações de distanciamento social, para que o impacto da pandemia continue sendo o menor possível em Santo Ângelo e na região missioneira.
   Também participaram da coletiva, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adelar Cavalheiro, e a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Bernardi.
Fonte Pref Santo Ângelo 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...