Notícias

06/05/2023 20:07


Amizades verdadeiras formadas a partir da vivência e dos costumes tradicionalistas missioneiros

A amizade é um laço que une duas ou mais pessoas em um relacionamento de confiança, respeito e afeto mútuo. Ela pode surgir de diversas formas, mas uma das mais poderosas é a partir da vivência compartilhada de experiências marcantes, como é o caso da Cavalgada Trilha dos Santos Mártires.

A cavalgada é um evento tradicionalista que ocorre todos os anos na região das Missões. Idealizada pelo professor Sergio Venturini, importante historiador missioneiro,  ela tem como objetivo cultuar a história dos padres jesuítas que foram martirizados pelos indígenas guaranis durante a colonização espanhola. Para isso, os participantes percorrem a cavalo o mesmo trajeto que os mártires percorreram antes de serem mortos, visitam propriedades e pontos estratégicos cheio de misticidade e história, que ainda permanece viva na comunidade missioneira.

Durante os dias de cavalgada, os participantes enfrentam muitos desafios como o cansaço, o sol forte, a chuva e muita lama. Mas também compartilham momentos de alegria, como as rodas de chimarrão, as conversas ao redor da fogueira e as tertúlias tradicionalistas que animam a jornada. É nesse contexto que surgem as amizades verdadeiras, que são formadas a partir da convivência intensa e do compartilhamento de valores e tradições entre pessoas de diferentes lugares do estado e até do Brasil.

As amizades formadas na Trilha dos Santos Mártires são especiais porque são baseadas em princípios como o respeito pela natureza, a valorização da cultura gaúcha e o espírito de solidariedade. Os participantes aprendem a confiar uns nos outros e a ajudar-se mutuamente, criando um senso de comunidade que vai além do evento em si.

Além disso, é uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes idades, profissões e origens sociais. É comum ver famílias inteiras participando do evento, desde crianças até idosos, o que enriquece ainda mais a experiência.

Em resumo, a cavalgada é um exemplo de como a vivência compartilhada de tradições e valores pode criar amizades verdadeiras e duradouras. Ela mostra que, mesmo em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, é possível estabelecer laços reais e significativos por meio do contato humano e da experiência direta.

Participe da 13º Cavalgada Trilha dos Santos Mártires, que ocorrerá em 2023. 

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...